Publicada: 30/10/2023
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
Fonte: Ascom CCGL
A Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) sediou, nesta sexta-feira, 27 de outubro, o encontro inaugural da Caravana Celeiro/Riagro, organizada pela Celeiro Agrohub e pela Rede de Inovação do Agronegócio do RS (RIAGRO). O evento teve como propósito a apresentação de soluções tecnológicas desenvolvidas por dez startups, com a possibilidade de serem incorporadas pelas cooperativas ligadas a Smartcoop - FecoAgro/RS, com destaque para apresentações de pitches e uma produtiva rodada de negócios.
A Cotriel se fez presente com os Engenheiros Agrônomos Evandro Schmatz (Supervisor Técnico Comercial Cotriel Regional Norte), Jean Ceolin Michel (Sobradinho), William Braun (Estrela Velha), os Técnicos Agrícolas Edival Winck (Agricultura de Precisão) Henrique Finkler (Arroio do Tigre) e Rui Nicolini (Gerente da Unidade da Cotriel do Pontão do Butiá) e o atendente da Unidade de Salto do Jacuí, Marcelo Pereira.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), senhor Darci Hartmann, enfatizou a importância da tecnologia no contexto do agronegócio, ressaltando a necessidade de investimentos em iniciativas e soluções que otimizem os processos e impulsionem a lucratividade na produção.
Guillermo Dawson Jr, diretor superintendente da CCGL, apresentou a plataforma Smartcoop aos participantes do evento. Ele contextualizou a origem da plataforma, que foi planejada sob liderança da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (FecoAgro/RS) e que foi desenvolvida durante sua tese de doutorado, destacando que quem utiliza a plataforma tem acesso ao que há de mais avançado em termos de agricultura 4.0. Isso inclui a capacidade de utilizar imagens de satélite, previsões meteorológicas e manejos, identificando os melhores momentos para realizar aplicações fitossanitárias, além de monitorar a produtividade da produção.
A Celeiro Agrohub é um hub que busca soluções para os desafios comuns do agronegócio, promovendo a integração entre produtores, empresas, cooperativas, startups, pesquisadores e investidores. O encontro foi mediado pelo professor Luís Humberto Villwock, Head do Celeiro Tecnopuc e coordenador da RIAGRO.
Durante a manhã, dez startups apresentaram suas metodologias de trabalho e os resultados entregues aos produtores, empresas e cooperativas por meio de soluções digitais. A primeira delas foi a Elysios, uma plataforma que possibilita o gerenciamento integrado da cadeia de fornecimento, incluindo registros de campo, assistência técnica, estimativas de safra e agendamentos de entrega. Em seguida, a startup DigFarmz apresentou sua plataforma digital, que combina dados de pesquisa, informações climáticas, genética de cultivares e outros parâmetros para fornecer recomendações inteligentes que auxiliam produtores, agrônomos e consultores no manejo fitossanitário das doenças da soja.
A terceira iniciativa apresentada foi a Performance Vegetal, um software de nutrição de plantas que integra dados de análise de solo, folha, clima, irrigação e manejo por meio de inteligência artificial, resultando em informações mais precisas para a lavoura. Outra startup apresentada foi a Potassium, que fornece fertilizantes de alta qualidade à base de potássio para agricultores em todo o mundo.
A startup Grazing também foi destacada, com seu software e aplicativo offline integrado para o manejo eficiente das pastagens, que utiliza dados de pesquisa, imagens de satélite e informações meteorológicas. Em seguida, a startup Raks apresentou uma plataforma que simplifica a visão da rotina de campo, tanto no computador quanto no celular.
Depois, foi a vez da apresentação da Nutrindo Soluções, um sistema de dados que compila os principais requisitos legais e identifica o status de conformidade do produtor, proporcionando soluções ágeis e assertivas.
Outra startup, a Ventiur, oferece aceleração de startups e suporte para estruturar o negócio, reunindo founders, investidores, mentores e fundos para impulsionar o crescimento. A Volters foi apresentada com a proposta de eliminar atritos e burocracias relacionadas ao fornecimento de energia limpa, com transparência e agilidade. Por fim, a AgroKaisen busca aumentar a sustentabilidade no processo de pós-colheita por meio de soluções de engenharia orientadas à AGENDA ESG.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os representantes das startups por meio de perguntas e respostas. O encontro foi concluído com uma produtiva rodada de negócios.
Foto: ASCOM CCGL