Publicada: 13/08/2024
terça-feira, 13 de agosto de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
O movimento SOS Agro RS, que acontece em todo o Rio Grande do Sul, cobrando do governo federal que reveja a Medida Provisória 1247, chamada pelos produtores rurais de “Medida da Exclusão”, por que coloca muitos empecilhos para eles se adequarem aos recursos federais, reuniu centenas de produtores de 15 municípios da região num tratoraço nesta terça-feira, 13 de agosto, em Tapera. Vindos com tratores, caminhões e pulverizadores os agricultores tomaram conta das margens da ERS 223, do trevo principal até o posto da Polícia Rodoviária Estadual, além dos acessos a cidade e ao trevo e também de áreas adjacentes.
A Cotriel, que apoia o movimento, teve entre os representantes, o presidente, Leocezar Nicolini, além de alguns funcionários de Unidades próximas a Espumoso
Em frente à GF Pneus, os manifestantes acompanharam por um telão instalado a audiência pública que trata da questão em Brasília e que tem a participação de uma grande comitiva gaúcha que para lá foi na esperança de que o governo reveja a sua posição sobre a MP editada no último dia 31, e que não contempla a todos aos produtores, especialmente os que tiveram grandes prejuízos com enchentes e estiagens.
O tratoraço, que teve a participação de várias autoridades, lideranças e empresas regionais, assim como a imprensa regional e o comércio local, foi pacífico e não interrompeu o tráfego na rodovia.
Os agricultores esperam que o governo reveja a sua posição no tocante a MP 1247 e que adote novas medidas que facilitem o pagamento de débitos para assim evitar o endividamento dos produtores rurais.
Ainda nesta terça-feira, 13, os organizadores do SOS Agro RS seguiram para Brasília, onde entregarão a carta à Superintendência do Ministério da Agricultura. Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, os produtores rurais continuarão a se mobilizar com manifestações de tratores, na esperança de que medidas mais adequadas sejam implementadas para garantir a sobrevivência do setor.