Publicada: 24/04/2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
A Ludfor Energia, uma das líderes do mercado livre de energia na região Sul, responsável em intermediar que a Cotriel ingressasse no Mercado Livre de compra de energia elétrica entregou à Cooperativa o certificado de Energia Renovável referente ao ano de 2023. O documento atesta que a energia consumida é de fontes renováveis, reduzindo, desta forma, a quantidade de CO2 gerada pela referida unidade consumidora.
No ano de 2023, de acordo com o cálculo de compensação ambiental a Cotriel deixou de emitir 382.900 toneladas de CO2 equivalente. O volume corresponde a 10.580 árvores conservadas ou o envio de 163 toneladas de papelão para aterro sanitário. Desde que aderiu à esta nova forma de adquirir energia, a Cooperativa já deixou de emitir 728.089 toneladas de CO2.
Isso valida o posicionamento da Cotriel com o selo Empresa Renovável e de Cunho Sustentável, onde a energia elétrica consumida é proveniente de fonte de energia renovável, seja eólica, solar, biomassa ou de Pequenas Centrais Hidrelétricas(PCH) e de Centrais Geradoras Elétricas (CGH).
O ingresso da Cotriel no mercado de energia livre começou em 2021, quando toda a Unidade de Pantano Grande ingressou no sistema. Em 2022, as filiais de Campos Borges, Pontão do Butiá, Salto do Jacuí, Depósito, Arroio do Tigre, Alto Alegre, Campos Borges, Capão do Valo, Sobradinho, Salto do Jacuí, Serra dos Engenhos, Segredo, e todos os setores agroindustriais da Sede como Frigorifico, Fábrica de Rações, Moinho, Posto de Leite e os Supermercados também aderiram .Em 2024, ainda entraram a Unidade de Recebimento na saída de Campos Borges e toda a Unidade de Estrela Velha, que venciam o contrato este ano e tiveram reformas internas.
Segundo Robson Soares, da Cotriel, através de dados recebidos pela gestora, essa iniciativa além de contribuir com o meio ambiente proporciona uma redução mensal no custo da energia elétrica de mais de 20% dependendo o período e do consumo da empresa, pois como a Cotriel tem períodos de safra o consumo é bastante sazonal dependendo a época do ano.
Uma das maiores vantagens de estar no Mercado Livre de Energia é a possibilidade do aproveitamento dos recursos que estão disponíveis em abundância sem prejudicar o meio ambiente. O Selo Empresa Renovável, conferido por meio do programa Eco Ludfor, foi criado em 2009 pela Ludfor para certificar empresas que adquirem energia proveniente de usinas de fontes renováveis O objetivo deste selo é mostrar a preocupação com o consumo de energia limpa (associado à métricas de ESG) estimulando a expansão do uso consciente de energia renovável.
Ouça aqui a entrevista de Robson.