Publicada: 27/07/2023
quinta-feira, 27 de julho de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
A Cotriel está investindo na maior mudança tecnológica de toda a sua história, mudando o seu ERP, mais conhecido como sistema de informática, de uma solução até então própria, para uma de mercado. A Cooperativa adquiriu o sistema Protheus, desenvolvido pela TOTVS, uma das três maiores empresas do ramo de informática atualmente existentes no mundo, e líder em software para gerenciamento empresarial. A assinatura oficial do contrato ocorreu na manhã desta quarta-feira, 26 de julho, na Sede da Cotriel em Espumoso.
Não se trata apenas de uma mera migração de um sistema próprio para outro de mercado, mas da aquisição de uma ferramenta de gestão que irá fornecer dados e informações de forma rápida, segura e em tempo real para a tomada de decisão, com vistas à obtenção de resultados”, frisou a gestora do setor de informática, Alessandra Santos.
Na opinião do assessor executivo, José Augusto Brunori, este importante passo dado pela Direção rumo ao futuro das próximas gerações da família Cotriel, será se não o maior, mas uns dos maiores legados que serão deixados aos associados e colaboradores da cooperativa. “Vivemos na era do conhecimento e da informação. Daqui para adiante, não serão as grandes organizações que irão engolir as pequenas, mas as mais rápidas irão engolir as mais lentas, e neste processo, a tecnologia da informação terá um papel determinante para tornar uma organização rápida e segura nas suas tomadas de decisões”, salientou.
Para o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, no futuro após a implantação do novo sistema, o quadro social começará a perceber os avanços e os benefícios desta nova ferramenta: “Será possível o associado interagir por meio de aplicativos que poderão ser instalados em seus aparelhos celulares, semelhante ao que ocorre hoje com a plataforma SmartCoop. No novo sistema da Cooperativa, será possível acompanhar todas suas transações, como quantidade de produtos depositados, faturados, a faturar, aquisições realizadas nas áreas de como insumos, ferragens, TRR, que poderão ser realizadas de diretamente de sua casa, sem precisar se deslocar a cooperativa, se assim quiserem”, lembrou.
“Este novo processo deverá provocar uma mudança na cultura organizacional da Cooperativa, com a quebra de paradigmas, pois o processo deixará de ser do colaborador e passará a ser da empresa, através da internalização dos dados e informações no novo sistema, que atualmente encontram-se muito concentrados em planilhas Excel, cujos estes dados e informações terão que obrigatoriamente serem migrados para o novo sistema”, declarou Fernanda Zago, diretora da Unidade da TOTVS no Rio Grande do Sul.
A TOTVS, fundada no Brasil em 1983 é líder em sistemas e plataformas para empresas, oferecendo tecnologia completa para digitalização dos negócios. Atua também nas áreas de gestão, techfin (soluções em crédito) e busisness performance (aumento de vendas e desempenho dos clientes). Possui unidades na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e México. Recentemente, a empresa constituiu um fundo de R$ 300 milhões para investir em Startups.
Participaram do ato de assinatura na ocasião, o vice-presidente, Paulo Edemilson Parizotto, o assessor de marketing e inovação, Marcolan Prates e o gestor comercial da TOTVS no Rio Grande do Sul, André Luís Rossetti.
Entrevistas e fotos: Roger Nicolini
Texto: José Augusto Brunori/ Roger Nicolini
Aqui a entrevista com o presidente Leocezar Nicolini
Diretora da TOTVS, Fernanda Zago comenta acerca da parceria
Assessor Executivo da Cotriel, José Augusto Brunori
Gestora de TI, Alessandra Santos