Publicada: 04/07/2024
quinta-feira, 4 de julho de 2024
Fonte: Setor de Comunicação
Entre os meses de maio e junho, cumprindo o cronograma de ações, o Cotriel Educando para o Campo, realizado pela Cotriel, com apoio das Secretarias de Educação dos Municípios, coordenação pedagógica da SMECT de Espumoso e com apoio da Cooperativa Coeducars, tendo o patrocínio do Sistema Ocergs Sescoop, promoveu ações de Educação Ambiental.
Responsável pelas ações nas escolas da Região Centro Serra, a Coeducars, através da professora Inque Schneider realizou encontros nos seguintes educandários: Escola Leonel Brizola Jacuizinho, em 20 de maio e 13 de junho, em Salto do Jacuí nos educandários João Gonçalves Vieira e Euclydes Kliemann, nos dias 21 de maio e 18 de junho, respectivamente nos turnos da manhã e tarde e Roberto Textor, em Jacuizinho, dia 12 de junho durante todo o dia.
O tema trabalhado pela educadora foi “Educação Ambiental: Educar para Preservar”. Foram discutidos temas como exploração e cuidados com os recursos naturais, como a água e o solo, sendo que este último teve uma análise mais profunda acerca da importância do plantio direto, relacionando com as enxurradas e enchentes que o Estado vivenciou. Também foram apresentados dados e feitas reflexões com temas como poluição ambiental, a necessidade do cuidado com o lixo produzido na propriedade, desde o lixo de cozinha, do pátio, eletrônico e o destino dos vasilhames de agrotóxicos. “ Tivemos como objetivo principal conscientizar os jovens sobre o papel da preservação e o respeito natureza através de ações que podem ser feitas diariamente no ambiente familiar e escolar. Para isso é necessário entender a Biodiversidade que foi amplamente discutida com os alunos, aprofundando as formas de vida no Planeta para o equilíbrio do Ecossistema”, afirmou a Inque.
Fotos: Coeducars/Divulgação