novidades

noticias

Publicada: 28/12/2022

Cotriel e Basf realizam palestra na Serra dos Engenhos

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Na noite desta terça-feira, 27 de dezembro, no Centro Social da Serra dos Engenhos, a Cotriel e a Basf realizaram uma palestra para associados. Cerca de 40 produtores estiveram presentes. Na ocasião, o representante técnico de vendas da empresa, o Engenheiro Agrônomo Gustavo Dal Forno destacou o cenário acerca das doenças da soja.

Em sua primeira abordagem, ele lembrou que devido aos últimos anos sem chuva, o produtor diminuiu as aplicações de fungicidas, e, consequentemente, o olhar mais apurado para algumas doenças, como a ferrugem da soja, que em anos mais secos não afetaram as lavouras. Este ano, o Agrônomo frisou que a situação está completamente diferente, uma vez que esporos da doença já começaram a ser detectados no Paraguai, no Paraná e algumas áreas comerciais em Santa Catarina: “Com a expectativa de normalização das chuvas, os problemas com a ferrugem começarão a aumentar e o produtor precisa ficar atento, uma vez que se este problema se elevar as perdas de plantas e a produtividade podem ser seriamente afetadas”, lembrou.

Dal Forno também reforçou que o complexo de doenças na soja também deve merecer atenção, como as manchas foliares, que aumentam cada ano e a mancha alva, que está presente em lavouras do Rio Grande do Sul: “O momento de manejo é agora, no fechamento das linhas da soja, quando também se consegue  acessar o baixeiro evitando a entrada de manchas foliares que ficam na palhada(restos culturais) do ano anterior, uma vez que depois que todas as plantas estiverem formadas a eficácia dos produtos tende a diminuir e ocasionar perdas devido à época de combate de doenças ter sido atrasada e o impedimento fisico de chegar no alvo de controle. Os produtos precisam ter amplo espectro de controle, não apenas sendo destinados para a ferrugem mas sim para todo o complexo de doenças. Nosso melhor produto, nossa melhor ferramenta é no momento de fechamento de linha, pois só assim toda a planta estará coberta pelos produtos”, finalizou.

Logo após, o supervisor comercial da Região Norte da Cotriel, Evandro Schmatz, reforçou três questões importantes para os presentes: a importância de aplicar os produtos cedo, observar os princípios ativos e sobre os protetores de moléculas dos produtos.

Ao final, o gerente da Unidade da Serra dos Engenhos, Vanderlei Marchioretto agradeceu a presença de todos.

Aqui as entrevista com Gustavo Dal Forno

 

Abaixo a entrevista com Diomar Muratt Júnior, Engenheiro Agrônomo da Unidade da Serra dos Engenhos.

Aqui a fala do produtor Diego Ozelame