novidades

noticias

Publicada: 07/02/2025

Campo Show Cotriel em Arroio do Tigre alcança sucesso

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

Nos dias 05 e  06 de fevereiro, a propriedade de Samuel Speth, em Linha Rocinha, Arroio do Tigre foi palco de importantes demonstrações no Campo Show. Cerca de 500 produtores de toda a região se fizeram presentes ao evento, que veio para ficar e proporcionar importantes oportunidades de conhecimento aos associados da Cotriel.

Sebastião Mendes, gerente da Unidade de Arroio do Tigre agradeceu a todas as equipes que trabalharam para concretizar este evento. “Nosso objetivo foi que todos se sentissem bem e pudessem gerar melhorias nas suas propriedades as quais esperamos que retornem em maiores níveis de produtividade e entrega de grãos para a Cooperativa”, afirmou.

Adilson Nazari, supervisor técnico regional da Cotriel Região Sul, da qual fazem parte as unidades de Arroio do Tigre, Sobradinho, Capão do Valo e Pantano Grande, destacou o esforço de toda a área técnica e parceiros para que o evento estivesse mais perto do associado do Centro Serra.  “Somos gratos pela confiança que o cooperado desta região tem com a Cooperativa e sabemos o quanto nosso produtor é resiliente. O agronegócio e a Cotriel não vão parar e seguimos ao lado do produtor e a confiança do nosso associado só aumenta pois desde o primeiro ano que chegamos aqui esta parceria foi se solidificando”, frisou.

Leocezar Nicolini, presidente da Cotriel pregou otimismo e união, uma vez que o cooperativismo tem o papel de estar presente na vida do produtor rural em todos os momentos. “Tenho certeza que vamos colher muitos frutos porque trabalhamos e nos dedicamos, pois acreditamos no sistema cooperativista e tudo o que fazemos é com muito amor para proporcionar as melhores oportunidades. O Campo Show é um tripé da nossa união com parceiros, a Cooperativa e o nosso associado, que é a nossa razão de existir. Procuramos trazer o que tem de melhor, com pesquisadores, tecnologia e solo. Queremos que todos produzam mais e melhor com resultado, com alma leve e coração puro, pois isso é o cooperativismo. Muito obrigado e estes dias foram feitos especialmente para vocês”, reforçou.

Em sua palestra no primeiro dia, o agricultor e influenciador digital do agro, Laércio Dalla Vechia, o Laércio Agricultor se disse muito grato pela oportunidade de falar aos associados e compartilhar suas experiências no campo. Contou acerca da origem de sua família, que veio do Rio Grande do Sul e que trabalhou bastante produzindo carvão que era comercializado e seu pai trazia calcário para aplicar na lavoura. “Desde o começo, sempre entendemos a importância da rotação de cultura e à medida que a tecnologia foi evoluindo fomos trabalhando e ampliando nossa área, que já está em 480 hectares os quais plantamos no sudoeste do Paraná, com meu irmão e meus filhos que trabalham conosco.  Sempre gostei de fazer testes e ver o que dá certo e em 2016 em um concurso de produtividade conseguimos colher 97 sacas de soja por hectare. Ganhei uma viagem à Alemanha e voltei muito entusiasmado e mentalizando que no ano seguinte iria colher 100 sacas de soja. Separei uma área de 10 hectares, chamei os fiscais do CESB e colhemos 81 sacas, 1 saca a mais do que o mínimo exigido. Comecei a entender a importância de ter grãos de qualidade e que tivessem enchimento para evitar a morte da planta por fungos de solo. Tudo que você fizer para o solo ele devolve e, cada vez mais, é preciso entender, analisar, sempre que necessário, e manejar cada vez melhor a área, para evitar a compactação do solo. Orientação técnica e muito trabalho são fundamentais para que consigamos alcançar bons resultados”, declarou.

Nas suas explanações, os Engenheiros Agrônomos  Carlos Pizolotto e Mário Bianchi, da CCGL falaram aos produtores.  Mário falou sobre a ocorrência de caruru nas lavouras que é crescente embora não tenha em todas as áreas, mas a planta chama atenção pelo tamanho e velocidade de crescimento, sendo que é importante estar atento à aplicação em pré e pós emergência. Já Pizolotto destacou que o cenário desse ano é completamente distinto em relação ao ano passado e é fundamental estar atento à alguns pontos importantes no que tange à manejos de doenças. Chamou a atenção quanto à fitotoxicidade e, referente ao horário da aplicação, sugeriu que as entradas nas lavouras sejam noturnas, buscando a proteção de doenças, e olhar para a questão de áreas irrigadas.  

O associado Samuel Speth agradeceu a Cotriel pela parceria e lembrou que proporcionou que sua área fosse palco do evento para que os produtores da região pudessem ter uma ideia dos manejos e trabalhos a campo e o papel da Cooperativa. Ele recebeu uma cesta com produtos das mãos do presidente da Cotriel.

Outra atração foi o cão Xamarysco, da empresa Pulse, o qual foi apresentado por Patric Strapassom. O cão robô interativo passeou pelo estande e chamou a atenção dos presentes.

O Campo Show terá mais dois eventos:

Estrela Velha, dias 19 e 20/02, na propriedade de Cleusa Vizzotto

Programação:

Dia 19 – Quarta-feira – A partir das 13h30min – Carlos Pizolotto e Mário Bianchi, da CCGL e às 19 horas, Laércio Dalla Vechia

Dia 20 – Quinta-feira – A partir das 13h30min – Carlos Pizolotto e Mário Bianchi, da CCGL e às 19 horas, show com Léo Mathias e Daniel

Espumoso, dias 26 e 27 de fevereiro, na área experimental da Sede

Programação:

Dia 26 – Quarta-feira – A partir das 13h30min – Telmo Amado (UFSM) e Mário Bianchi (CCGL) e às 19h30min, André Pessoa.

Dia 27 – Quinta-feira – A partir das 13h30min – Telmo Amado (UFSM) e Mário Bianchi (CCGL) e às 19 horas, música com Léo Mathias e Daniel.

O Campo Show Cotriel 2025 tem em seus eventos demonstrações, novas cultivares, palestras técnicas, happy hour, show, parilla, prêmios e oportunidades de negócios.  O evento chega para conectar o produtor e associado da Cotriel às inovações que transformam o agro. É informação de alto valor, descontração e experiências pra toda família.  Convide os amigos, vizinhos e participe! O futuro do campo começa aqui.

Fotos: Roger Nicolini

Fotos aéreas: Rafael Dapont