novidades

noticias

Publicada: 18/01/2012

Brasil pode se tornar líder mundial na produção de alimentos

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Agência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) afirma que pode faltar alimento no mundo em 2050, a menos que a produção de grãos aumente em um bilhão de toneladas e a de carne em 200 milhões de toneladas. Especialistas apontam que o Brasil tem potencial para suprir parte da demanda e, caso amplie os investimentos em áreas estratégicas, poderá se tornar líder na produção mundial de alimentos. A estimativa do governo federal é de crescimento de 23% na produção de grãos e 26% na de carnes no país até 2050, conforme o coordenador de planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasquez.

– Os agricultores estão fazendo a parte deles, fazendo grandes investimentos. Aquilo que depende deles, então fazendo, em termos de conservação de estradas. Mas o governo vai ter que fazer a parte dele também – aponta.

Em 2011, o mundo alcançou sete bilhões de habitantes. Até 2050, a estimativa é chegar a nove bilhões. De acordo com o economista Newton Marques, a falta de uma política concreta de preços mínimos é um dos entraves para o crescimento da produção.

RuralBR