Publicada: 06/12/2023
quarta-feira, 6 de dezembro de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
No dia 1º de dezembro, a Cotriel, em parceria com a Syngenta realizou eventos para a área técnica da Cooperativa. Pela parte da manhã, participaram na Afeco, Agrônomos e Técnicos Agrícolas da Regional Norte – Alto Alegre, Espumoso, Campos Borges, Depósito, Pontão do Butiá e Serra dos Engenhos. Á tarde, em Estrela Velha, foi a vez das regionais Centro – Estrela Velha, Jacuizinho, Salto do Jacuí e Tunas e Sul – Arroio do Tigre, Capão do Valo, Pantano Grande e Sobradinho. As abordagens acerca de doença de soja foram feitas pelo fitopatologista da CCGL, Carlos Pizolotto.
Em sua abordagem, o pesquisador destacou que uma gama extensa de doenças, causadas por fungos do solo e da parte aérea afetam a oleaginosa e são favorecidos por características locais como o clima predominante nas regiões de cultivo do país. “Para o controle das doenças na cultura da soja, como também de outras culturas, o ideal é utilizar todas as formas possíveis de controle, o manejo integrado de doenças. É importante acompanhar as lavouras, desde a semeadura até a colheita, constantemente, e usar os métodos de controle indicados a cada etapa da cultura, principalmente devido ao excesso de chuvas que vai acompanhar o produtor em todo o ciclo da soja” frisou.
Logo após, a representante da Syngenta, Juliana Hanel apresentou o portfólio de produtos da multinacional e destacou a importância da parceria com a Cooperativa.
O supervisor técnico comercial da Cotriel Regional Norte, Evandro Schmatz destacou a importância do assunto: “Temos de trabalhar com o manejo cada vez mais antecipado e, este ano, mais do que nunca, estar atento às condições do clima. A nossa equipe técnica teve a oportunidade de participar deste momento de capacitação e está à disposição para recomendar aos nossos associados o melhor manejo, sendo que, este ano, a expectativa é de por uma safra ainda melhor”, lembrou.
Fotos: Evandro Schmatz e Juliana Hanel/ Divulgação