Publicada: 04/09/2024
quarta-feira, 4 de setembro de 2024
Fonte: Ascom Celena Alimentos
Na última quinta-feira, 29/08, aconteceu, em Giruá, o Treinamento Técnico de Classificação de Grãos de Canola. A ação, primeira realizada no Rio Grande do Sul neste formato e sediada pela região que é a maior produtora da oleaginosa no país, foi uma iniciativa da Celena Alimentos em parceria com a Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar. Estiveram reunidos mais de 70 profissionais de 19 cooperativas e cerealistas de diferentes pontos do Estado. A Cotriel foi representada pelo gerente de grãos, Odélcio Hartmann e os colaboradores do setor de armazenagem da Sede, Rafael Míssio e de Salto do Jacuí, Luiz Trautmann.
A capacitação, que visou melhorias permanentes na classificação e certificação da qualidade da canola, contribui com a segurança alimentar de milhares de pessoas, uma vez que o grão é revertido, em sua maior parte, à produção de óleo comestível. “Buscamos garantir a qualidade já na matéria-prima para seguir entregando ao consumidor um produto seguro e com qualidade diferenciada”, afirma o gerente da Celena Alimentos, Vantuir Scarantti. Além de óleo comestível, o excedente é utilizado na produção de biodiesel e parte dos grãos in natura da atual safra devem ser exportados para os Emirados Árabes.
A classificação e obtenção da qualidade de grãos também contribui para a remuneração justa de fornecedores, obtenção de melhores resultados, acesso a diferentes mercados e manutenção do RS como referência em qualidade de produtos. “Voltar a atenção à classificação da canola também é uma oportunidade de reconhecer a importância de mais um produto que movimenta a cadeia agrícola do Estado”, afirmou o gerente estadual adjunto de classificação e certificação da Emater/RS-Ascar, Gilceu Cippolat.
O conteúdo programático da capacitação contemplou expectativas da safra de canola para 2024, padrão de qualidade, secagem e armazenagem dos grãos e métodos de classificação da canola.
Na Cotriel, a canola será recebida na Unidade de Salto do Jacuí, região que mais tem plantio do cereal, segundo relatou o gerente de grãos, Odélcio Hartmann. “O último ano que havia sido preparada a estrutura de armazenagem da Cooperativa para receber canola na safra 1997/ 1998. Procuramos aprender novamente como se faz o recebimento desta cultura que tem um potencial muito grande de crescimento e pode ser uma alternativa de inverno importante”, frisou.
No próximo dia 17/09, a classificação de canola volta a ser pauta em capacitação a ser realizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola), no Hotel Colinas, em Giruá. Serão oito horas de treinamento teórico e prático.
O Estado do Rio Grande do Sul concentra 72% da área de canola, sendo que o Paraná tem 17%, Mato Grosso 10% e Santa Catarina e Distrito Federal somam 1% da área.
Nesta entrevista, na qual também fala do recebimento da safra de inverno, Odélcio destaca como a Cotriel irá realizar o recebimento da cultura.
Ouça aqui
Fotos: Odélcio Hartmann e Ascom Celena