novidades

noticias

Publicada: 08/07/2016

Desenvolvimento das lavouras de trigo na região da Sede é satisfatório

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

O técnico agrícola da Cotriel, Jéferson Morás enfoca a importância do controle de invasoras como o azevém resistente e a buva: " Lembramos que as condições favoráveis para a aplicação de herbicida são em uma temperatura acima  de 15°C, e em dias que não amanheçam com formação de geada e tenha períodos de sol para que a planta absorva o produto. É necessário que se respeite o intervalo entre o controle de invasoras e aplicação de Nitrogênio, porém as condições climáticas da segunda quinzena de junho favoreceram as aplicações de herbicidas mas tem dificultado a entrada com Nitrogênio na lavoura devido à baixa umidade. Agora que as condições de clima favoráveis, seria interessante que o produtor dividisse a aplicação de N em duas vezes, se possível , para melhor absorção desse nutriente pela planta.

Quanto  às doenças,   estamos detectando a baixa incidência de manchas foliares e ferrugem. Entendemos ser importante que o nosso associado faça, juntamente com o Departamento Técnico, o monitoramento das lavouras, para fazer este controle no momento certo.

Ele ainda lembra do cuidado com  aparecimento de pragas,  principalmente pulgão que além de ser uma praga sugadora da seiva da planta, é portador de VNAC ( vírus do nanisno amarela da cevada)  que deixa a planta infectada com coloração amarela e porte de planta mãe e perfilho baixos, além de lembrar os produtores da importância do monitoramento das lavouras para identificação de aparecimento de pragas e doenças no decorrer da cultura.