novidades

noticias

Publicada: 15/09/2017

Trigo e aveia em Salto do Jacuí e Tunas precisam de chuvas para melhorar desenvolvimento

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

As condições climáticas das últimas semanas estão prejudicando o desenvolvimento das culturas de inverno.

Segundo explica o técnico agrícola que atua no Posto de Recebimento de Tunas e a Unidade de Salto do Jacuí, Maurício Jung,  a falta de chuvas frequentes e a alta temperatura para essa época do ano na região está prejudicando o florescimento das áreas semeadas nesta safra, que se encontram em fase de florescimento, prejudicando a produtividade, uma vez que o clima  não favorece a absorção da adubação nitrogenada feita pelos produtores.

Dentre as cultivares de trigo que estão implantadas na região de abrangência da Cotriel em Salto do Jacuí e Tunas estão a T-BIO Toruk e T-BIO Sinuelo, que correspondem a mais de 60 % da área implantada na região já, estão registrando  perdas de potencial produtivo as quais não se conseguem quantificar no momento. Maurício enfatiza que as cultivares de aveia, plantadas mais no cedo sofreram perdas com causadas pelas fortes geadas.

O técnico recomenda neste momento é importante focar no controle das doenças da fase final da lavoura: “Em relação aos manejos da cultura do trigo, deve se ter uma atenção maior quanto às áreas de trigo sobre trigo. No que diz respeito às doenças, as manchas foliares estão com uma alta incidência devido às temperaturas elevadas, sendo fundamental realizar controle com a aplicação de fungicidas. Uma doença que estava meio ausente também volta a aparecer este ano, que é a giberela, a qual deve ser combatida aumentando a concentração de triazol nessa aplicação. O monitoramento das lavouras é a peça chave aliado as boas práticas para que possa atingir as expectativas de produção”, finalizou.

Ouça aqui a entrevista.