novidades

noticias

Publicada: 05/07/2018

Técnico agrícola destaca bom desenvolvimento das lavouras de inverno em Estrela Velha

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Mesmo com chuvas e frio em excesso, as condições são favoráveis para o desenvolvimento do trigo.

O técnico agrícola da Unidade de Estrela Velha, Paulinho Donatti, destacou que a confiança do associado se traduziu no aumento da área de trigo, 10% maior em relação à 2017. O desenvolvimento, que está em fase inicial de perfilhamento, é satisfatório, sendo que a partir de agora o agricultor tem de estar atento aos tratos culturais, como o controle de invasoras, doenças como manchas foliares e realizar a adubação nitrogenada de acordo com a recomendação técnica. As cultivares de trigo mais plantadas foram a TBIO Torkuk, com 70% e os 30% restantes são das demais variedades como Sintonia e Sinuelo.

No tocante à aveia preta e branca, estas são cultivadas em menor número, apenas sendo usada para a alimentação do gado.

Donatti falou da experiência de acompanhar o associado Vitor Alexandre Ceolin,  do município de Pinhal Grande, atendido pela Unidade da Cotriel de Estrela Velha. No último dia 12, ele foi reconhecido como  campeão nacional de produtividade na categoria irrigada,  colhendo  113,04 sacas por hectare. A produtividade foi aferida para o Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2017/2018, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). O levantamento técnico realizado na área inscrita no Desafio apontou fatores climáticos e excelente histórico de manejo como razões para o ótimo resultado obtido.

Foi a primeira participação do produtor no Desafio do CESB. Ele já se inscreveu novamente e o técnico lembrou que a meta é superar os 130 sacos por hectare.

Ouça aqui a entrevista.