novidades

noticias

Publicada: 27/08/2018

Supermercados mais uma vez são destaques na Revista da AGAS

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Na edição da Revista da Associação Gaúcha dos Supermercados – AGAS deste mês, o destaque foi para os Supermercados Cotriel.  

A Cooperativa começou a investir na área no final da década de  1970, atendendo a um pedido dos associados. A partir dessa reivindicação, surgiu  o primeiro supermercado da Cotriel, junto à atual Sede, que tinha apenas 10 funcionários, em um espaço de 250 metros quadrados e oferecia os itens mais básicos de alimentação, limpeza, bebidas e higiene pessoal. Desta forma, a loja resolvia parte das carências e se aproximava ainda mais dos próprios associados, passando a contar com clientes não sócios da região.

Evoluindo aos poucos, a rede passou a inaugurar filiais junto aos postos de recebimento dos grãos. Hoje está presente nos municípios de Alto Alegre, Campos Borges, Salto do Jacuí, Estrela Velha e Arroio do Tigre, (uma unidade em cada), além da sede em Espumoso, que conta com quatro lojas – Sede, Centro, Depósito e Pontão do Butiá, variando  de 2 a 8 check-outs (caixas) e uma variedade de 12 mil produtos por filial. Nos supermercados, além das carnes fornecidas pelo Frigorífico, a linha de arroz, feijão e farinhas da marca Rio do Sol  e alimentos vendidos  pelos associados, as lojas atendem uma área que contempla quase 70 mil habitantes nos municípios em que está inserida.

O administrador dos Supermercados, Nelson Junior Sebben, disse que o perfil da rede  está diretamente relacionado com o potencial de cada região em que está inserido, assim como o mix de produtos e serviços oferecidos. “ Com  um  foco em gestão e implementando  políticas de preço e realização de promoções para os clientes estamos nos afirmando  no mercado regional em 2018, com um crescimento acima dos 5% no primeiro semestre em comparação a 2017, disse”.

Conforme o Ranking da AGAS, a Rede da  Cotriel é a 43º maior rede de supermercados gaúcha em faturamento bruto, enfrentando  um mercado que vira suas atenções para commodities, câmbio, exportação/importação, concorrência e dá grande valor para o contexto do varejo de autosserviço. “ E com as questões econômicas e políticas do país atingindo os preços para produtos e insumos, os gestores também precisam lidar com a pressão externa de seus associados – em grande parte, donos do negócio.  Para fortalecer nossas atividades, investimos no quadro de funcionários e em parcerias com entidades como a AGAS , pensando na formação e desenvolvimento de profissionais para o mercado varejista”, afirma Sebben.

Os próximos passos do supermercado terão foco na modernização das estruturas existentes, visando a um crescimento sustentado com a rede atual. Além da renovação de duas lojas no ano passado, a Cotriel projeta investimentos em uma nova  filial em  Alto Alegre e melhoras em seus setores de refrigerados e congelados.