novidades

noticias

Publicada: 13/11/2018

Sócio Inácio Goretti tem expectativa positiva para a soja

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

O associado e conselheiro de administração da Unidade de Salto do Jacuí,  Inácio Zacarias Goretti, falou da  lavoura de inverno e o plantio da soja. Sobre o trigo, devido à produtividade e pH, a área que foi de 150 hectares na safra 2017 passou para 70 este ano, com tendência em diminuir ainda mais em 2019:  “Certamente vou optar por diminuir a parte da propriedade destinada ao trigo, porque a situação  não é boa, pois estamos trabalhando e investindo e a planta não está correspondendo, principalmente devido ao clima. Eu coloquei aveia em todas as áreas e o resultado foi bem razoável, pois gerou muita palha, o que para cobertura é excelente, para implantarmos a soja”, disse.

Sobre o plantio da soja, dos 200 hectares, cerca de 100 já foram plantados, focados nos cutivares Ativa, 5445 e Alvo.  Sobre invasoras, Inácio ressaltou que as áreas estão muito limpas, praticamente livres de inços como azevém e o temido capim- rabo-de-burro devido ao manejo feito no início do inverno.

O técnico agrícola da Unidade, Luciano Neis acredita que cerca de 50% da área de soja plantada,  sendo que é fundamental fazer uma boa descecação das ervas daninhas que cuidar a velocidade do plantio, promover uma boa distribuição de sementes,  e cuidar a umidade do solo” afirmou.

Ouça aqui a entrevista.