novidades

noticias

Publicada: 02/06/2014

Sistemas inteligentes ajudam a ampliar a produtividade das lavouras

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Planejar sistemas inteligentes que considerem as variabilidades químicas, físicas e biológicas do solo nos sistemas de produção de inverno e verão. Esta é a ideia que Antônio Santi, engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vai apresentar na palestra “Os processos físicos, químicos e biológicos da fertilidade do solo” no 29º Seminário Cooplantio, que ocorre de 2 a 4 de junho no Centro de Eventos do Hotel Serrano em Gramado (RS).

Para o especialista, o maior desafio é conduzir as potencialidades e entender os processos de como inovar e agregar valor utilizando a agricultura de precisão. Para isso, acredita que as próprias plantas sejam os melhores sensores do ambiente.

– O que se pode fazer a mais utilizando a agricultura de precisão? Precisamos entender todos estes processos e permitir a elaboração de planos de manejos inteligentes e não simplesmente ações isoladas – avalia.

Outra questão levantada por Santi é a utilização máxima do solo nos 12 meses do ano. O professor acredita que boa parte dos produtores pensam no trabalho para a safra de verão e abandonam a terra no inverno.
Fonte: Canal Rural