novidades

noticias

Publicada: 26/09/2017

Segundo Met Sul Meteorologia, Primavera pode trazer fenômeno La Niña

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

A primavera começou na última sexta-feira (22),  marcando a transição para o verão após um dos invernos menos frios da história do Rio Grande do Sul. Chegou a nevar, a temperatura no Estado no dia 19 de julho chegou a 7,8ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes, porém os episódios de frio intenso foram muito pontuais e todos os meses da estação tiveram marcas acima a muito acima do normal.

De acordo com os meteorologistas da MetSul Meteorologia, a primavera deste ano vai trazer mudanças importantes por conta de alterações no padrão geral de circulação atmosférica no planeta. A estação começa com o Pacífico sob uma condição limítrofe entre neutralidade e La Niña, mas no decorrer da primavera pode ter início um evento de La Niña que perduraria, ao menos, até o verão.

“As anomalias de temperatura da superfície do mar no Pacífico Central Equatorial hoje estão em valores mínimos de La Niña e os dados indicam que o resfriamento das águas não apenas se manteria como se acentuaria durante a primavera, o que caracterizaria um episídio de La Niña com possíveis impactos no regime de chuva aqui no Estado e na safra de verão que ora começa”, destaca a meteorologista da MetSul Estael Sias.

A primavera deve ter chuva próxima ou acima da média na maior parte na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Episódios de chuva volumosa e intensa no Estado serão muito pontuais e regionalizados, não se esperando a repetição de uma altíssima frequência de dias chuvosos e com altos volumes como de 2015. “À medida que se aproxima o verão cresce a tendência de chuva irregular, o que pode trará riscos para culturas de ciclo precoce”, alerta Estael.

A MetSul destaca que a primavera é período com maior frequência de tempestades, não raro severas com intensos vendavais e granizo. Há precedentes de tornados. Em 2015, com El Niño, houve muitos temporais. Neste ano, os temporais serão mais ocasionais, porém quando ocorrerem podem ser fortes. Inicialmente associados à incursões tardias de ar frio na estação, na segunda metade da primavera decorrerão da combinação de forte calor e umidade.

Como estação de transição para o verão, na primavera aumenta a frequência de dias de calor e diminui os de frio. O começo da estação ainda tem características mais amenas e o final já tem padrão de verão. Os dias de calor aumentam, especialmente entre novembro e dezembro, quando algumas jornadas podem ser muito quentes com possibilidade de ondas de calor. “A tendência é de uma primavera com temperatura acima da média, mantendo o que se observou no inverno”, antecipa Estael Sias. 

O contraste térmico entre ar frio na costa e ar quente no continente acentua o vento da tarde para a noite do quadrante Leste no decorrer da primavera, sobretudo em outubro e novembro, o que rendeu a expressão “Vento de Finados”.

(Por Estael Sias )  - Met Sul