novidades

noticias

Publicada: 20/03/2024

Regional Centro da Cotriel realizou Tour Técnico da Biotecnologia Soja Enlist ®

quarta-feira, 20 de março de 2024

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde da última quarta-feira, 13 de março na propriedade de João Emílio Schmitt Filho em Estrela Velha, a Cotriel Regional Centro, juntamente com  a empresa Corteva realizaram um Tour Técnico. O foco foi a biotecnologia Soja Enlist ®, desenvolvida pela multinacional. Participaram os consultores técnicos das regionais Centro, Sul e Norte, e alguns associados.

Leandro Pereira, promotor Enlist ® na região de Espumoso frisou que o Sistema Enlist ®, vem de encontro ao objetivo de unir a biotecnologia, herbicida e genética oferecendo o manejar das plantas daninhas e lagartas, proporcionando que o produtor mantenha o controle da operação e maximize o potencial produtivo da lavoura. Foi abordado o manejo salientando aos presentes a importância de seguir a recomendação da aplicação do herbicida pré-emergente com o plantio da soja feita no limpo. Após a implantação da cultura, temos a opção de fazer a aplicação do Enlist ® Colex - D logo em seguida, pois a biotecnologia proporciona esta entrada com o herbicida, podendo a aplicação ser feita juntamente com o glifosato ou glufosinato de amônia. A principal preocupação é o controle de caruru, erva-daninha com alto potencial de crescimento e com a Soja Enlist e aplicação do produto que apresentamos nos proporciona o controle, salientamos sempre consultar a assistência técnica da Cotriel e pela Corteva, frisou. 

Na ocasião foram apresentadas 10 cultivares de soja que possuem esta biotecnologia  Enlist e Conkesta Enlist ®, que oferecem manejo das ervas-daninhas de difícil controle. Estiveram também apresentando outras informações o representante comerciais Jonatan Stumm e seu promotor Luis Henrique Betella e a representante técnica de vendas, Kátia Venturini, que falaram dos desafios de combater a ferrugem, doença que se intensificou devido ao alto índice de chuvas, bem como os desafios e manejo para implantação das culturas a partir do portfólio oferecido pela empresa.

Ao avaliar o evento, o Supervisor Técnico Comercial da Cotriel Regional Centro, Felipe de Franceschi evidenciou a preocupação da área técnica em trazer aos associados formas de controlar as plantas daninhas que tantos danos tem causado à soja, afetando a sua produtividade: “O caruru é tão severo nas lavouras que em uma mostra de lavoura lado-a-lado procuramos mostrar aos nossos consultores e produtores presentes que uma aplicação a menos de herbicida pode fazer toda a diferença. Nosso objetivo é fazer que estas informações cheguem mais às propriedades dos nossos cooperados”, lembrou. 

Fotos: Felipe De Franceschi