novidades

noticias

Publicada: 30/11/2020

Produtividade e área de trigo aumentam na região do Pontão do Butiá e foco é no plantio da soja

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Fonte: Setor de Comunicação

O associado da Cotriel atendido pela Unidade do Pontão do Butiá, que abrange além daquela localidade no interior de Espumoso os municípios de Barros Cassal, Fontoura Xavier, Mormaço e Soledade, acreditaram na cultura de trigo este ano.

Segundo o gerente da filial e técnico agrícola, Rui Nicolini, o aumento da área foi de 50%, sendo que o clima foi perfeito para o desenvolvimento do cereal, sendo que a geada atingiu poucas áreas plantadas: “As áreas mais baixas e implantadas no cedo foram as mais impactadas com as baixas temperaturas. Como a maioria do plantio foi feito em junho, não tivemos muitas perdas, mas a produtividade chegou a cerca de 50 sacas por hectare. A qualidade do trigo nos surpreendeu: de um trigo opaco, branco, em razão das chuvas das últimas safras e que não ocorreram este ano, tínhamos um cereal preto e pesado, com um pH médio de 80.

No que diz respeito ao plantio da soja, a região do Pontão teve mais chuvas e à exceção de Barros Cassal, que está mais atrasado, a área próxima da filial tem mais de 80% das lavouras cultivadas, sendo que a perspectiva é que o plantio termine entre  10 e 15 de dezembro.

Assista a entrevista com Rui Nicolini a partir dos 4min12segundos.