novidades

noticias

Publicada: 28/04/2014

Produtividade da soja chega a 50 sacas por hectare e áreas de inverno tendem a aumentar

segunda-feira, 28 de abril de 2014

 

Apesar de ter começado na segunda quinzena de março, uma semana antes do que no ano passado, a safra 2014 apenas será totalmente finalizada na área da Cotriel no fim do mês. É o que projeta o gerente do Departamento Técnico da Cooperativa, Engenheiro Agrônomo Cristiano Corazza. O período sem chuvas e as altas temperaturas registradas nos meses de janeiro e fevereiro, aliados à presença de pragas e doenças como as lagartas helicoverpa armigera, falsa medideira e ferrugem diminuíram significativamente a produtividade. “No geral, a produtividade em nossa área de abrangência chegou a 50 sacas de soja por hectare, o que representa uma queda de aproximadamente de 10% em relação ao ano passado, quando a média ultrapassou as 55 sacas. As regiões mais atingidas foram as localidades de Bela Vista e Linha Santa Catarina, na Sede e a região atendida pela Unidade de Capão do Valo.

 

Tendência é de crescimento na área de trigo este ano

Cristiano Corazza pontuou ainda que o planejamento do produtor para investir nas culturas de inverno, especialmente o trigo, começou cedo e muitos associados já adquiriram com antecedência as sementes do cereal, bem como o adubo e os fungicidas e inseticidas para realizar o plantio: “Pelo levantamento realizado juntamente com os colegas das Unidades, a tendência é de que a nossa área total de trigo aumente 15% em relação a 2013”.
Segundo o zoneamento agrícola determinado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, a recomendação é que o plantio de trigo seja feito no período compreendido entre 21 de maio a 10 de julho. Conforme Cristiano Corazza, a tendência é que as variedades mais plantadas este ano sejam a Quartzo, com 70 % da área e o restante das áreas nas variedades Tbio Sinuelo, Tbio Iguaçu, Tbio mestre, Mirante e BRS Parrudo. “É natural que o agricultor busque lucro nas culturas subsequentes com o objetivo aumentar sua capitalização. Sabemos que há uma preocupação no escoamento desta produção, devido à busca do mercado predominantemente em variedades industriais, mas nosso departamento na Sede e Unidades está trabalhando em outras cultivares que atendam estes requisitos da indústria. Pedimos que os associados que ainda não adquiriram suas sementes, que entrem em contato com sua unidade de atendimento, pois procuraremos dar a melhor orientação neste momento decisivo das lavouras.
Fonte: Informativo Cotriel