novidades

noticias

Publicada: 21/11/2017

Plantio de soja e de feijão segue em Arroio do Tigre

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Segundo o técnico agrícola do Posto de Recebimento de Arroio do Tigre, Tiago Eichelberger,  cerca  de 80% da área de soja já foi plantada, uma vez que o clima, até o momento, está favorecendo os trabalhos na lavoura:  “ Mesmo às vezes em grandes quantidades, as chuvas estão  acontecendo dentro de um período que o produtor consegue  fazer o plantio, proporcionando uma germinação satisfatória”, disse.

Ele explica que nesta fase são fundamentais  cuidados com a semente e pragas e doenças neste início de  cultura:  “Uma boa semente com  tratamento de qualidade, e cuidado com as  dessecações são os princípios básicos. Outra questão é evitar  plantar com excesso de  plantas invasoras,  pois uma vez a cultura germinada o controle torna-se mais difícil e com maior custo.

Quanto ao feijão,  Tiago salientou que a cultura  encontra-se em estágio reprodutivo, pedindo, neste momento, atenção com relação a percevejos e doenças fúngicas como a antracnose e a mancha angular entre outras. “Lembramos  que as aplicações devem ser sempre de forma preventiva para que se alcance a melhor performance dos produtos”, encerrou.

Ouça aqui a entrevista do técnico agrícola Gilmar da Silva, que avaliou as culturas.