novidades

noticias

Publicada: 11/06/2014

PIB gaúcho tem agropecuária como destaque

quarta-feira, 11 de junho de 2014

 A Agropecuária apresenta um índice de 6,4%, já os Serviços chegaram a 3,1% e Indústria, 1,5%. A assessoria econômica do Sistema FARSUL avalia o desempenho ainda como reflexo da recuperação de 2013. Como há uma concentração na colheita de grãos no segundo trimestre, a parte mais importante na composição do resultado, somente a partir desse período será possível uma melhor avaliação da safra de 2014.

Para o presidente do Sistema FARSUL, Carlos Sperotto, o setor deverá manter o resultado positivo ao longo do ano, porém com índices menores, pois a base comparativa será maior em virtude do excelente resultado do ano passado. Ele destaca que os números obtidos servem para reforçar a importância do agronegócio, “Nós estamos vivendo um momento em que a sociedade e a economia brasileira já fizeram a leitura da representatividade do que produzimos”, afirma. Conforme Sperotto, existe a necessidade de um equilíbrio entre os setores para o fortalecimento da economia gaúcha e a indústria é quem gera alguma preocupação por estar demorando um pouco mais a se recuperar.

Ele ressalta que as Federações de agricultura, indústria e comércio vem se empenhando juntas para revitalizar o processo. “É importante dizer que todos os segmentos da produção trabalham juntos para trazer um ganho de produtividade no Rio Grande do Sul como um todo”, conclui.

O agronegócio foi novamente o principal responsável pelo crescimento do PIB gaúcho. O Rio Grande do Sul teve um aumento de 3,2% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados pela FEE. A Agropecuária apresenta um índice de 6,4%, já os Serviços chegaram a 3,1% e Indústria, 1,5%.

A assessoria econômica do Sistema FARSUL avalia o desempenho ainda como reflexo da recuperação de 2013. Como há uma concentração na colheita de grãos no segundo trimestre, a parte mais importante na composição do resultado, somente a partir desse período será possível uma melhor avaliação da safra de 2014.

Para o presidente do Sistema FARSUL, Carlos Sperotto, o setor deverá manter o resultado positivo ao longo do ano, porém com índices menores, pois a base comparativa será maior em virtude do excelente resultado do ano passado. Ele destaca que os números obtidos servem para reforçar a importância do agronegócio, “Nós estamos vivendo um momento em que a sociedade e a economia brasileira já fizeram a leitura da representatividade do que produzimos”, afirma.

Conforme Sperotto, existe a necessidade de um equilíbrio entre os setores para o fortalecimento da economia gaúcha e a indústria é quem gera alguma preocupação por estar demorando um pouco mais a se recuperar. Ele ressalta que as Federações de agricultura, indústria e comércio vem se empenhando juntas para revitalizar o processo. “É importante dizer que todos os segmentos da produção trabalham juntos para trazer um ganho de produtividade no Rio Grande do Sul como um todo”, conclui.
Fonte: Agrolink