novidades

noticias

Publicada: 23/08/2019

Participação no Fórum de Mercado e Tendências da Fecoagro

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Fonte: Ascom Fecoagro

Na terça-feira, dia 20 de agosto, o presidente da Cooperativa Leocezar Nicolini, participou em Lajeado, do evento promovido pela FecoAgro/RS, na segunda edição do Fórum de Mercado e Tendências - O Agronegócio e o Cooperativismo.
 
A palestra foi conduzida pelo sócio-consultor da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros. Para o especialista, a guerra comercial e a peste suína na China estão abrindo uma mudança muito forte na forma que o mercado agrícola vai se reorganizar. “Se estas duas potências econômicas, por razões que não são agrícolas, não se entenderem, sobrará para nós cumprir parte dessa demanda”, destacou.

Uma das oportunidades relatadas por Mendonça de Barros se dará na questão da proteína animal. Com o problema enfrentado pelos chineses com a peste suína, o especialista avaliou que os preços das carnes e lácteos irão subir em 2020, com a estimativa da redução do rebanho do país asiático. “Os números não são oficiais porque não se divulga essa informação nem aos produtores chineses, que não sabem o tamanho do problema”, ressaltou. 

O consultor da MB Agro reforçou também que a China tem uma decisão pela frente do que fazer para recompor o rebanho, se vai recuperar integralmente e voltar a ser o maior produtor de carne do mundo, ainda que com todos os riscos sanitários, ou se vai para um plano misto e abrir o mercado. 

O encontro reuniu 90 integrantes de 33 cooperativas agropecuárias e proporcionou também um momento de avaliação do sistema cooperativista.