novidades

noticias

Publicada: 19/09/2017

Palestras das Lojas de Ferragens e empresa Boehringer Ingelheim abordaram Inseminação Artificial em Tempo Fixo

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Dias 11 e 12 de setembro, o médico veterinário Cristiano Stefanello Bulblitz, da Boehringer Ingelheim, antiga Merial,  esteve palestrando, a convite das Lojas de Ferragens da Cotriel,  para os funcionários das lojas de ferragens da Cotriel e alguns produtores sobre os desafios para a melhoria da reprodução tanto para o gado leiteiro quanto para em gado de corte.

Ele nos conta que a empresa está se atualizando no serviço de inseminação artificial IATF, que é o que se tem de mais moderno hoje em dia à nível mundial. A Boehringer, considerada a maior empresa veterinária de capital fechado, retorna ao mercado brasileiro nesse ano de 2017, com a integração da Merial, empresa voltada para a prevenção da saúde animal.

Cristiano ressalta que existem muitos desafios, que vão desde a nutrição à sanidade, mas que em cada um desses itens, possuem mais problemas a serem resolvidos, e a gestão precisa ser eficiente para o controle de cada tópico.

Nos rebanhos de cria, ele enfatiza a busca por aumentar  o número de terneiros, que estes sejam mais gordos, mais uniformes, mas que se utilize o mesmo rebanho de origem, e não que se aumente o número de vacas.

Já no gado de leite, espera-se que o animal tenha um parto uma vez ao ano, mas que produza mais terneiras, mas mesmo assim, a gestão é totalmente fundamental, para buscar um rebanho médio com dias em lactação menor, ou seja, que sejam mais jovens, e isso acarreta no ganho genético.

Sobre a IATF, a inseminação artificial por tempo fixo, ela facilita a reprodução, pois, segundo Cristiano, é uma técnica de sincronização da ovulação das vacas com a administração de alguns hormônios em dias pré-determinados, podendo ser feita sem a detecção do cio no animal.

Ouça aqui a entrevista na íntegra.