novidades

noticias

Publicada: 29/09/2017

Palestra da Cotriel e Basf em Estrela Velha abordou manejo antecipado de doenças da soja

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Na noite de quarta-feira, 27, no CTG Estrela do Pago, a Cotriel, em parceria com a Basf realizou um encontro com produtores. Associados de Estrela Velha, Arroio do Tigre e Salto do Jacuí conheceram o Versatilis,  novo produto da Basf voltado ao combate de doenças, bem como tiveram uma palestra com o professor da UPF, Dr. Carlos Alberto Forcelini, sobre manejo de doenças da soja.

 Professor sugere novas formas de manejo para vencer resistência de fungicidas às doenças

Na sua abordagem,  Forcelini ressaltou que devido ao inverno ter sido menos rigoroso com mais dias quentes e o início da primavera indicar repetição das temperaturas altas pode haver uma  propagação maior de doenças: “Acredito que devido à este cenário climático, a pressão será ainda maior do que a do ano passado, pois o calor acelera os processos e faz com que devamos estar mais atentos às áreas e à soja guaxa, que são as primeiras a manifestar a ferrugem e demais doenças que aparecem junto com ela”, disse.

A resistência de produtos, segundo Forcelini, deve ser outro fator a ser considerado. Ele enfatizou que é preciso mudar o posicionamento da aplicação de fungicidas: “ Houve um agravamento muito sério nesta resistência, principalmente este ano, e estamos sugerindo que alguns tratamentos sejam feitos no início do ciclo da soja, quando a quantidade de ferrugem é menor, intensificando estas formulações entre a primeira e a segunda aplicação, não mais na terceira e, também, recomendamos colocar o produto protetor em todas as aplicações. Nos resultados que analisamos, a eficiência é bem interessante e o nível de resistência é praticamente nulo, sendo que ao mudar, o produtor passa a lançar mão de ferramentas preventivas e curativas na soja”, finalizou.

Ouça aqui a entrevista completa de Forcelini.