novidades

noticias

Publicada: 04/09/2017

Moinho e Fábrica de Ração da Cotriel passam a ter moderna tecnologia para análise de produtos

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Desde julho, fazendo parte do Programa de Qualidade implantado através das Boas Práticas de Fabricação, o Moinho de Trigo da Cotriel, localizado na Sede, passou a contar um  Espectrofotômetro Infravermelho - NIR. Segundo o administrador industrial, Cesar Pierezan, o equipamento, que é utilizado para operação em áreas de produção  de Indústrias e laboratórios, tem como finalidade averiguar parâmetros como gordura e umidade dos alimentos. "O uso desta tecnologia vai além da análise apenas da ração como produto final. Ele verifica o controle de matérias primas, fazendo um controle rápido de formulação e na qualidade no produto final" destacou.

Cesar explica que o NIR pode ser utilizado em todas as etapas de fabricação de ração, começando pela verificação da integridade de matéria prima e sua especificação, passando pela avaliação precisa de ingredientes, colocando a quantidade adequada de suplementação e formulação do produto.

O administrador diz que os resultados são rápidos, fazendo que todos os parâmetros os ajustes na produção sejam imediatos, promovendo a rastreabilidade de lotes de produtos com maior rigidez e confiabilidade. "O sistema, que faz parte da implantação de um laboratório de análises no Moinho, visa oferecer exatidão e confiabilidade com análises rápidas de umidade, proteína, gordura, cinzas, FDN, FDA (energia ração) e fibra nos produtos que saem da fábrica.  A tecnologia de monocromador de varredura, contida neste NIR  é utilizada em 80% das aplicações em alimentos e agricultura. É a última geração a serviço da Cotriel e proporcionará que nossos clientes estejam ainda mais cientes do rigoroso processo que temos desde a industrialização, passando pela análise e embalagem de toda a nossa linhas de produtos agroindustriais e com aplicação prática do mais moderno conceito de nutrição de precisão", disse.

Pierezan salienta que para o segmento de trigo e farinha de trigo a tecnologia é usada em várias etapas desde o recebimento do trigo até a expedição do produto final: "O NIR é  uma ferramenta de extrema agilidade para tomada de decisão, pois o tempo entre preparação de análise e amostragem com resultado final, já com o relatório impresso, não passa de cinco minutos, enquanto uma análise nos laboratórios convencionais de instituições renomadas e parceiras, leva um período superior. O sistema vai causar uma redução de custos com analises, proporcionando um controle ainda mais preciso de todo o processo”, conclui.

Ouça aqui a entrevista de Pierezan.