novidades

noticias

Publicada: 30/05/2014

Ministério da Agricultura apresenta avanços da irrigação

sexta-feira, 30 de maio de 2014

 A agricultura irrigada diversos avanços nos últimos anos. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa), a região Sul do país está hoje em segundo lugar em área de agricultura irrigada, com 1,2 milhão de hectares, atrás apenas da região Sudeste (2,2 milhões de hectares irrigados).

O Ministério da Agricultura tem trabalhado para que mais produtores possam aderir à agricultura irrigada. No último Plano Safra os juros para as novas linhas de crédito foram reduzidos de 6,75% para 3,5% ao ano. A medida fez com que os financiamentos chegassem a aproximadamente R$ 1 bilhão.

– As taxas de juros mais baixas, a carência de até três anos para começar a pagar e ainda os prazos estendidos para quitar os empréstimos têm estimulado os produtores a inovar, aumentando a produção e preservando os recursos naturais – explica o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.

Para o Plano Safra 2014/2015, os benefícios continuam e apenas os juros tiveram aumento, passando de 3,5% para 4% ao ano. Atualmente, 96% da agricultura irrigada é de iniciativa privada, totalizando 6,2 milhões de hectares de área. O objetivo do Mapa é, até 2030, 14 milhões de hectares irrigados. De acordo com os estudos, o potencial brasileiro a ser alcançado com a agricultura irrigada é de 30 milhões de hectares.
Fonte: canal Rural