novidades

noticias

Publicada: 07/12/2017

Método DRIS, análise foliar, coleta de folhas e interpretação da análise foram temas de palestras na Cooperativa

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

O Programa das Cooperativas do Rio Grande do Sul da Nutritop , realizou no dia 21 de novembro, na Sala de Reuniões da Cotriel,  a apresentação da proposta referente ao método DRIS. A ferramenta,  avalia, a partir da folha da soja,  o balanço nutricional das plantas, através do cruzamento entre os teores analisados e um banco de dados de alta produtividade. Estiveram presentes  gerentes técnicos da Cotriel,  Coagrisol e Cotribá.

Nivaldo Miranda, consultor técnico da Nutritop frisou que um dos objetivos do programa para 2018 é  gerar conhecimento técnico as cooperativas, razão pela qual o Dr. José Carlos Vieira, especialista em DRIS, Fertilidade de Solos, Fisiologia de Plantas da Universidade de Londrina Paraná, sócio diretor Laborsolo e parceiro programa das cooperativas, abordou a proposta de geração de conhecimento técnico e prestação de serviços diferenciados nas cooperativas com o DRIS, Análise Foliar, interpretações e recomendações.

Na ocasião,  Osmar Lohmann,  Gerente da Regional Sul da  Microquímica, apresentou resultados da Cotripal, de Panambi, que aplica o DRIS, há três anos com o projeto Check Folha - análise foliar e as melhorias nos produtores na fertilidade do solo e na produtividade.

O professor Jocélio Vieira salientou que esta  proposta é exclusiva e inédita  para as cooperativas participantes  do programa no Estado. Até o momento,  participam  a Coagrisol, Cotrijuc, Cotripal, Coopermil, Cooperoque e Cotrimaio.  Vieira disse que nos próximos dias acontecerá  o treinamento da equipe de técnicos sobre o DRIS,  permitindo  avaliar o balanço nutricional das recomendações feitas do fertilizante de solo, como também a correção das deficiências apresentadas nas análises foliares a busca de altas produtividades.

Ouça aqui a entrevista de Roger Nicolini com Jocélio Vieira.