novidades

noticias

Publicada: 09/08/2019

Mara Beckert destaca os desafios da Liderança e a importância da Liderança Cooperativa

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Fonte: Setor de Comunicação

Durante a tarde de terça-feira, 06, na reunião dos Líderes de Núcleos, a professora, consultora, escritora e doutora em Administração de Negócios, Mara Beckert, do Paraná falou sobre a importância e o papel que os líderes de núcleo precisam exercer na Cotriel.

Ela lembrou que o Brasil precisa melhorar muito no quesito cooperativismo, uma vez que apenas 10% da população brasileira está no sistema, número bem inferior ao da Europa, onde este índice é de 80%.

Para ela, o líder tem de entender o seu papel na sociedade, explanando as vantagens de trabalhar com a cooperativa, que além de gerar sobras ao seu sócio, tem compromisso com a comunidade: “ Precisamos conscientizar mais os jovens para que sejam sucessores dos seus pais na propriedade e para que entendam o propósito que a cooperativa tem. Também é fundamental trabalhar as mulheres neste contexto, pois elas se envolvem muito nos assuntos da propriedade.

Por fim, ela chama a atenção que além de conhecer o sistema, o representante tem de ter bom relacioamento com a sociedade: " Acho que o representante de núcleo tem de ter o famoso CER – Conhecimento, Estratégia e Relacionamento. Para se tornar referência, o líder tem de fazer sua autogestão e buscar conhecimento para ampliar sua visão do contexto, criar estratégias e fortalecer relacionamentos, pois isso que faz um líder cooperativo. Tenho certeza que estes líderes vão fazer a diferença nas comunidades e que este trabalho tenha continuidade”, finalizou. 

Assista aqui a entrevista.