novidades

noticias

Publicada: 13/11/2019

Mais de 90% da safra de trigo foi colhida na área da Cotriel

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Fonte: Agrolink

Colaboradores do Cepea no Rio Grande do Sul estão preocupados, visto que as chuvas em excesso prejudicaram a produtividade e a qualidade da safra – inclusive, parte da produção não deve ser classificada sequer como trigo. Assim, esses agentes estão afastados do mercado spot brasileiro, de modo geral.

Dados da Emater indicam que parte do trigo já colhido no RS tem apresentado perda de qualidade, com lavouras com PH abaixo de 75. Ainda segundo a Emater, triticultores da região de Ijuí estariam preocupados também com o lento avanço da colheita, devido à alta umidade.

A Emater aponta que, na região de Santa Rosa, a qualidade e a produtividade, em geral, são boas. Entretanto, as lavouras que ainda não foram colhidas podem ser prejudicadas pelas chuvas, o que deve deixar a qualidade do cereal abaixo do PH 74. 

Na Cotriel, 91% da área de trigo foi colhida, sendo que as regiões de Campos Borges e Tunas finalizaram o recolhimento do cereal das lavouras. Nas demais Unidades, o percentual varia entre 85 e 90% das áreas.

Fotos: Vanderlei Marchioretto