novidades

noticias

Publicada: 13/05/2021

Lançado o Projeto Cotriel Educando para o Campo

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Fonte: Setor de Comunicação

          Na tarde desta quinta-feira, 13, aconteceu na sala de reuniões da Cooperativa a apresentação oficial do Projeto Cotriel Educando para o Campo. O principal pilar da iniciativa, que tem o apoio da Cotriel, é destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental,  sendo que a assessoria pedagógica ficará a cargo da Secretaria de Educação de Espumoso,será o tema Sustentabilidade.

          Do município, participarão  as escolas Augusto Peruzzo, do Pontão do Butiá, Emílio Henrique Schimidtt, do Campo Comprido e Imaculada Conceição do Depósito. Alto Alegre, permanece no programa com a Escola Princesa Isabel, da comunidade de 13 de maio.  Devido ao programa não ter sido realizado no ano passado, estes municípios participarão com 6º e o 7º anos, totalizando 48 alunos em Espumoso e 16 em Alto Alegre. A novidade este ano é o ingresso de Campos Borges, que terá 19 alunos da Escola Menino Deus e Jacuizinho, com 23 alunos da Escola Leonel de Moura Brizola e 7 alunos da Escola Roberto Textor.  

                              Cotriel e Secretarias de Educação ressaltam importância do programa

           Na abertura, o presidente da Cooperativa, Leocezar Nicolini lembrou que a participação da Cooperativa vem de encontro à uma necessidade de resgatar desde os primeiros anos de ensino o interesse nos negócios da família, promovendo a sucessão rural. “O futuro do sistema cooperativista passa pelos jovens e é fundamental que iniciativas como esta recuperem o orgulho dos estudantes do interior preservarem suas origens e valorizarem de onde vem. Precisamos construir uma sociedade onde se discuta qual o Brasil que nós queremos e isso somente será possível reconhecendo a educação.  O empenho e a dedicação das secretarias serão fundamentais para o sucesso deste projeto”, encerrou.

            Em seu momento, a secretária de educação de Espumoso, Magali Oliveira salientou a importância da educação contribuir com a sustentabilidade no campo: “Nossa equipe terá um desafio importante e, com o apoio da Cotriel e das demais secretarias, iremos proporcionar que este estudante faça atividades prazerosas e envolva toda a comunidade”, declarou.

            Rozani Vidal, secretária de Educação de Campos Borges agradeceu a Cotriel e a secretaria espumosense pelo convite e expressou que o jovem rural terá, com este programa, possibilidades de ser ainda mais assistido e exaltar o campo.

            Claudete Morgan, secretária de Educação de Alto Alegre, ressaltou sua gratidão pela cidade seguir participando e a Cooperativa por acreditar mais uma vez no município: Vemos nas nossas crianças uma  ansiedade   de participar das oficinas e programações oferecidas pelo Cotriel Educando para o Campo, o que os instiga a buscar mais conhecimento”, asseverou.

            Alencar Borowkski, secretário de Educação de Jacuizinho agradeceu o convite e expressou muita satisfação de as escolas do interior passarem a integrar a atividade: "Nós como uma cidade pequena e essencialmente agrícola temos agora um ganho muito grande com este projeto regional, que terá assuntos que fazem parte do dia-a-dia do nosso estudante, que em sua maioria reside no interior. A Cotriel chegou em Jacuizinho e além de empregos, se integra mais à nossa comunidade", acentuou.

            Por fim, a assessora administrativa da Cotriel  e idealizadora do Projeto, Ana Beatriz Gava evidenciou o papel social da Cooperativa em manter a atuação nas escolas rurais e disse que isso só foi possível devido aos municípios terem aceito o desafio: “Ninguém chega a Doutor sem passar por um professor. Sei do papel dos educadores em fazer que nosso País seja melhor e temos certeza que no caso do nosso Projeto os resultados serão ainda mais satisfatórios. Desde já convocamos as comunidades, os pais e os próprios alunos a se envolverem mais no programa”, sublinhou.

            Projeto terá formação de professores e oficinas com técnicos e veterinários da Cotriel e especialistas na área de sustentabilidade

            O cronograma prevê ainda para o mês de maio a apresentação do Projeto Regional e a formação dos professores do 6º ano que irão participar. Nos meses de junho e julho a conclusão da formação dos profissionais e de julho a novembro o desenvolvimento do projeto nas escolas, sendo que no mesmo mês estão previstas as apresentações dos cases de sucesso.

            No projeto estão previstas oficinas sobre sustentabilidade, com Andréia Dalmolin e sobre a parte de horticultura e lavoura, com o técnico agrícola da Cotriel, Rafael Klein e animais, com o médico veterinário da Cooperativa, Marcial Camargo Filho. Ketty Pinto Corazza, vai desenvolver formação sobre alimentação saudável e a psicopedagoga Josiana Hertel, formação para motivar os alunos , para que valorizem o lugar onde vieram, além de outras abordagens com assuntos pertinentes ao campo.

A coordenação do Cotriel Educando para o Campo será de Janesca Stefenon Ozelame e Cristiane Bonacina Vione, da Secretaria de Educação de Espumoso, que também é responsável pela coordenação pedagógica.

O apoio será da Cotriel e ainda participam os municípios de Alto Alegre, Campos Borges e Jacuizinho.