novidades

noticias

Publicada: 03/04/2024

Lançada a edição 2024 do Cotriel Educando para o Campo

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde desta terça-feira, 02 de abril, ocorreu, em formato on-line. o lançamento do Projeto Cotriel Educando para o Campo, coordenado pela Secretaria de Educação de Espumoso, com apoio da Coeducars juntamente com a área técnica, gerentes das Unidades e demais Secretarias de Educação dos municípios participantes. Este ano, o município de Tunas irá ingressar com as suas duas escolas. A exemplo de 2023, o Fundo Social do Sescoop RS irá aportar um valor significativo que dará ainda maior suporte à iniciativa.

Na abertura, as Assessoras Pedagógicas do programa, Janesca Ozelame e Cristiane Vione, da Secretaria de Espumoso apresentaram os números referentes ao projeto do ano passado e o tema deste ano que será Empreendedorismo 4.0. A ideia é trazer para as escolas a inovação do produto empreendedor, utilizando a tecnologia, com foco na sustentabilidade. Serão desenvolvidas atividades práticas nas hortas escolares, e construídas cisternas e composteiras.

O Cotriel Educando para o Campo é destinado a alunos do 6º e 7º anos, com a assessoria pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso que monitora os educandários dos municípios de Espumoso, Alto Alegre e Tunas. Já as escolas de Campos Borges, Jacuizinho e Salto do Jacuí seguem sendo coordenadas pela Coeducars. As escolas participantes são: Escola Augusto Peruzzo, (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmidt (Campo Comprido), Imaculada Conceição (Depósito), município de Espumoso; Princesa Isabel (Treze de Maio), de Alto Alegre,  Escola Menino Deus de Campos Borges e Leonel de Moura Brizola (Cidade) e Roberto Textor (Serra dos Engenhos), em Jacuizinho e Euclides Kliemann (Tabajara) e João Gonçalves Vieira (Capão Bonito), em Salto do Jacuí e de Tunas Laura Klaudat (Estadual) e a Escola Henrique Francisquet (Municipal).  Serão atendidos mais de 350 alunos.

Segundo a coordenadora geral, Ana Beatriz Gava, a avaliação das ações este ano foi extremamente positiva, sendo que o aporte do Fundo Social do Sescoop/RS, será importante no sentido de qualificar ainda mais as ações do programa.