novidades

noticias

Publicada: 02/08/2017

Em palestra na Cotriel, Dr. Marcos Fava Neves afirma que agricultor pode aumentar a produção baixando custos

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Na tarde de quinta-feira, 27, a convite da Cotriel e da empresa Syngenta, o professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo, Dr. Marcos Fava Neves abordou o assunto “Perspectivas do Agronegócio”.

Falando para Diretoria, Conselheiros de Administração, Fiscal, Assessores,  Gerentes de Unidades e Associados, Neves, que é um dos mais renomados e requisitados consultores do agronegócio do Brasil, autor de 55 livros, iniciou declarando-se um defensor ferrenho dos agricultores e do cooperativismo, afirmando que compra brigas com pessoas que nem sempre valorizam a importância dos produtores de alimentos para a economia e a população do país. “Eu fiquei encantado com o que vi, pois senti uma vontade de trabalhar da Diretoria, Conselhos e de toda a Cooperativa, pois este é o Brasil que dá certo, mesmo que não ganhe as mesmas manchetes dos escândalos políticos que tem acontecido no País”.

                        Economia e política no Brasil

Fava Neves destacou que depois de 2 anos seguidos de uma queda de 8% no crescimento, o Brasil começa a dar sinais de melhora na economia: “No último trimestre deste ano a expectativa é de que até o Natal estejamos com crescimento perto de 1%. Em 2018, a expectativa é de que a economia cresça entre 2 e 2,5%, o que indica que as medidas econômicas tomadas pelo Governo começam a dar resultado, resultando em um custo do dinheiro um pouco menor para o produtor, uma vez que a redução da taxa de juros da economia para 9,25% esta semana ajuda e muito a agricultura. No ambiente político, quero ser muito sincero, pois mesmo com tantos escândalos é melhor que Michel Temer permaneça e retome a confiança do Congresso, para aprovar as reformas necessárias para o bom andamento da economia, uma vez que um novo processo de impeachment pode custar ainda mais caro para o cidadão que paga a conta. Os corruptos devem ser punidos e a mudança deve ser feita pelo voto, com as pessoas colocando quem estiver comprometido com o empreendedorismo do empresário, do produtor e das empresas e cooperativas ”, enfatizou.

                        Perspectivas de mercado

 Marcos disse que haverá muito mercado, pois em 10 anos, o Brasil exportará mais comida para a Ásia e África, que até 2050 abrigarão 80% da população mundial,  do que para Estados Unidos e União Europeia.  “No início da década,  vendíamos para a China U$$ 500 milhões em comida e no ano passado este valor passava dos U$$ 21 bilhões. Somos o principal país que pode abastecer este consumo mundial, pois temos uma grande área a ser aberta para plantio, uma vez que para atender a demanda até 2027 precisamos aumentar a quantidade de lavouras em 11 milhões de hectares.

Ao falar do preço, disse que os patamares não irão mudar: "No que diz respeito ao preço, relatórios da Europa, Estados Unidos e da ONU, aos quais tenho acesso,  dão conta que os preços serão os atuais. Por mais que os patamares não sejam os esperados pelo produtor brasileiro, ele ainda é o que está mais confortável no mundo, pois estive nos Estados Unidos e pude presenciar indo à fazendas e conversando com especialistas de que lá faz quatro anos que o produtor não consegue empatar, pois com este custo das commodities nem os mais eficientes tem obtido resultado positivo, o que está fazendo que muitos saiam da atividade.

            Mensagem para o produtor

Primeiro, de agradecimento, pois graças ao bom trabalho e a excelente produção  a agricultura do Brasil é um orgulho em todo o mundo. Segundo, diminuam os custos para produzir, seja de maneira individual ou coletiva. A agricultura vai requerer cada vez mais a aplicação de um pacote tecnológico para otimizar  investimentos e reduzir custos, pois não tenho dúvida que surgirão empresas especializadas, por exemplo, no plantio e colheita da soja. A palavra é gestão, que será feita não  mais por hectare, mas sim por metro quadrado, implicando em uma aplicação mais eficiente de defensivos e  adubos na área. A Cotriel é importante, portanto fortaleçam a sua cooperativa, que cada vez mais terá de chegar perto do produtor com tecnologia, ajudando a baixar os seus custos”, finalizou.

Ao final, a Diretoria e Conselheiros de Administração e Fiscal receberam um exemplar do Livro “A Arte de Criar Planejamento e Compartilhar Valor, de autoria de Fava Neves.

Ouça aqui a entrevista do jornalista Roger Nicolini com Neves.