novidades

noticias

Publicada: 14/12/2018

Dessecação e controle no pré e pós colheita ajuda combater capim-rabo-de-burro

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Quinta-feira, 06, a Cotriel e a Nufarm realizaram no CTG de Tunas a palestra sobre manejo de plantas daninhas.

Na ocasião, o pesquisador da CCGL, Mário Bianchi, disse que por ser muito resistente, o capim-rabo-de-burro que é uma invasora de difícil combate. "A dessecação agora com a soja já estabelecida, torna um pouco mais complicada a penetração dos herbicidas, sendo que é fundamental que o cuidado deve começar bem antes, no momento na passagem do inverno para a primavera pois é nesse período que a cresce de forma intensa, principalmente na parte aérea.  O movimento dos herbicidas precisa atingir a parte subterrânea, começando desde a semeadura e fazer uma dessecação sequencial, iniciando com herbicidas a base de glifosato, mais os graminicidas e uma próxima da semeadura que pode ser novamente com herbicidas a base de glifosato. Quando começar o rebrote da soja, procurar associar ao glifosato um graminecida e um herbicida pós emergente.

Mário disse que após a colheita da soja é o momento de começar o controle da invasora: " Com a máquina passando, boa parte do  capim é retirada e é só aguardar o rebrote desta planta com a dessecação se consegue chegar a 100% de controle. Quem tiver azevém resistente eu indico fazer um bom controle do rabo de burro e depois ressemear o azevém pois o rabo de burro compromete mais a produtividade da soja do que o azevém. Olhando para o nosso cenário da soja, temos uma grande necessidade em áreas que tem pouca palhada de trabalhar com herbicida pré emergente, pois com pouca palha a gente não tem aquela contribuição que a palha faz de reduzir e atrasar a emergência da planta daninha. Se não tem palha áreas de pastagem, de gado, o herbicida residual ele vai fazer isso, fazendo com que o controle inicial ocorra e depois se faz uma aplicação quando a planta daninha atingir quatro folhas dentro da soja.

Assista aqui ao que disse Mário

Na ocasião, o integrante do setor de pesquisa e desenvolvimento de mercado da Nufarm, Glauber Sturmer falou sobre o Zethamaxx, herbicida pré-emergente, que atua no controle de sementeira da buva, capim-rabo-de-burro e outras plantas daninhas gramíneas e folha largas e do cenário das demais plantas daninhas e apresentou também o Crucial, glifosato com dois sais e de alta concentração, principais produtos da empresa voltada à este segmento.

Assista aqui a Glauber.