novidades

noticias

Publicada: 18/08/2017

Curso sobre Secagem e Armazenagem de Grãos

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Nos dias 08 e 09 de agosto, gerentes de Unidades e funcionários envolvidos com os etor de armazenagem participaram do Curso sobre Secagem e Armazenagem de Produtos Agrícolas, ministrado pelo orientador Evandro Schäffer. No dia 08, foi na Sala de Reuniões  para funcionários da Sede, Pontão do Butiá, Serra dos Engenhos, Alto Alegre, Depósito e Campos Borges e dia 09, na Afequinho do Salto do Jacuí, onde participaram funcionários desta Unidade e das filiais de Estrela Velha, Arroio do Tigre, Sobradinho, Pantano Grande e Capão do Valo. 

Schäfer explicou que o objetivo deste tipo de curso foi esclarecer dúvidas e orientar acerca de procedimentos para o recebimento, secagem e armazenagem de grãos. “Estas orientações vão servir para minimizar perdas no processo produtivo desde o recebimento, realização da análise correta e, a partir deste momento, a seleção e o caminho a ser feito dentro da unidade, sempre visando reduzir perdas.”

As dicas repassadas durante os dias de treinamento também podem ser aplicadas nas propriedades. “Em algumas propriedades que possuem equipamentos como moegas, máquinas de limpeza, silos e secadores, os procedimentos são muito similares, é claro que na cooperativa em proporções bem maiores. O principal cuidado é na armazenagem, quando queremos guardar produtos dentro de silos, de armazéns, o objetivo é de que ele esteja o mais frio possível. Seco ele vai ter uma taxa de respiração menor, consumindo menos peso. Quando ele está frio ele vai consumir menos peso ainda, porque a taxa de respiração vai ser menor ainda e vai proporcionar maior peso final do produto.  Este foi o enfoque do curso, reduzir perdas durante o processo produtivo para que no final calculado, saia no mínimo a mesma quantidade de soja que entrou na balança.”

Evandro destacou ainda a importância do uso corretos dos Equipamentos de Proteção Individual e procedimentos de prevenção de acidentes. “As unidades armazenadoras apresentam lugares muito propícios a riscos, lugares com profundidade como os poços de elevadores onde existe a concentração de gases, por exemplo. O trabalho de prevenção aos acidentes não para nunca. Ao treinarmos os profissionais, eles estarão aptos a executar atividades com mais segurança. Os acidentes acontecem principalmente por falta de percepção e informações dos trabalhadores sobre os riscos que estão sendo expostos ao exercerem certas atividades, por isso a importância que estar sempre reforçando estas informações.”

Ouça aqui a entrevista.