novidades

noticias

Publicada: 15/01/2024

Cotriel recebe visita de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde desta segunda-feira, 15 de janeiro, a Direção da Cotriel, através do Presidente, Leocezar Nicolini, e o assessor executivo, José Augusto Brunori receberam a Diretoria do Sistema Ocergs Sescoop. Estiveram presentes o presidente da Ocergs, Darci Hartmann, o superintendente, Mário de Conto, o gerente, Cássio Triches, além do diretor executivo da Fecoagro, Sérgio Feltraco. O assunto foi  o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) , um dos programas voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. Seu objetivo principal é promover adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.

Cássio explicou que  o Programa é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. É realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado. “O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. Após o preenchimento dos mesmos, a cooperativa recebe de forma automática uma devolutiva, onde a partir das oportunidades de melhoria apresentadas será possível definir e implementar ações para o seu desenvolvimento”, frisou.

Mário salientou que são gerados índices para acompanhamento e monitoramento da melhoria nos processos da cooperativa: “O índice Sescoop de Governança Cooperativista, no qual são avaliados o desempenho para os sete critérios: Cooperados, Assembleia Geral, Conselho de Administração/Diretoria, Conselho Fiscal, Gestão Executiva, Comitês e Auditorias e Resultados e o Índice Sescoop de Gestão, que avalia oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

O presidente da Ocergs, Darci Hartmann e o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, frisaram o envolvimento das entidades a fim de proporcionar que o programa alcance os objetivos propostos. Da Cotriel, participaram ainda da reunião a Psicóloga, Aline Gadenz, o analista de Gestão e Governança, João Daniel Míssio e a Controller, Laura Malmann Tatsch.