novidades

noticias

Publicada: 05/04/2019

Cotriel está entre as 300 maiores cooperativas do mundo

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Fonte: Setor de Comunicacação

A Revista Rio Grande Cooperativo divulgou dados do Relatório de Monitoramento Global das Cooperativas. Realizada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e o Instituto Europeu de Pesquisa em Empresas Cooperativas e Sociais (European Research Institute on Cooperative and Social Enterprises – Euricse) a publicação relata as maiores organizações cooperativas  e mútuas, fornecendo classificações do Top 300 e análise setorial com base em dados e indicadores financeiros de 2016. Para criar as classificações Top 300 e setoriais, com base no dólar americano, foi utilizada a taxa de câmbio médio de 2016.

O relatório conta com o apoio da fundação Espriu - organização que reúne as cooperativas de saúde da Espanha, e do Sistema OCB, que incentivou a aplicação de 63 questionários em cooperativas brasileiras.

Empresas do Top 300 movimentaram U$$ 2,02 trilhões

            Entre as 300 maiores organizações cooperativas e mútuas por volume de negócios em dólares americano, cinco cooperativas brasileiras figuram. Já no que tange o cálculo  do PIB Per Capita, são  14 cooperativas brasileiras, entre as quais está a Sicredi  está em 30° e a Unimed do Brasil (76°). A Cotriel está em 296º, sendo que fazem parte do levantamento outras cooperativas dos estados do Rio Grande do Sul,  Santa Catarina e Paraná.