novidades

noticias

Publicada: 22/12/2017

Cotriel e Cargill/ Nutron realizam tarde de campo sobre gado de corte

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Na terça-feira, 19, na propriedade de Luiz Carlos da Costa, em Linha Chiquito, foi realizada uma tarde de campo de gado de corte. Promovido pela Cotriel e a Cargill/Nutron, o evento que contou com a presença de 20 produtores da região apresentou o Conceito de Dieta Total, desenvolvido pela Cooperativa e a empresa parceira.

Palestrante na ocasião, o coordenador técnico comercial de bovinos de corte da Cargill, Matheus Correa enfatizou que esta ração mais eficiente em relação aos sistemas tradicionais de engorda é devido a sua composição e como ela é absorvida pelos animais. Na formulação da ração Dieta Total, utilizamos ingredientes que garantam maior eficiência alimentar e saúde para os animais, gerando mais ganho de peso e melhor deposição de gordura na carcaça. No caso do experimento na propriedade do Sr. Luiz, tivemos um ganho de 1,850 quilos de peso por dia, o que gerou no período de 60 dias um retorno financeiro de 8,2% ou R$ 200 por animal.

Matheus disse ainda que o manejo foi simples e a adaptação dos animais à nova dieta foi mais rápida do que o esperado: "Por ser uma dieta mais equilibrada, o animal sofre menos no processo de adaptação. O que recomendamos foi proporcionar conforto aos animais, garantindo 15 metros quadrados para cada um. A adaptação foi realizada durante 10 dias, sendo que os animais tiveram acesso a pastagem e a ração Dieta Total deste o primeiro dia, porém a oferta da ração foi inicialmente de 0,7% do peso vivo e aumentada gradativamente até 2,2% no décimo dia quando passaram a consumir apenas a ração", disse.

Para o gerente do departamento de produção animal da Cotriel, médico veterinário Cláudio Antunes, o diferencial do produto é ser uma dieta totalmente diferente do tradicional: Este concentrado tem todos os nutrientes que os animais precisam através de uma ração, com ideal índice de fibra. Esta é mais uma alternativa de sistema de engorda que o produtor de toda a área de abrangência da Cotriel possui e pode nos procurar, que estamos à disposição para adequar a dieta à realidade de cada propriedade", disse.

O produtor Luiz Costa, que cria gado há 20 anos disse estar satisfeito com o resultado: "Sempre acreditei no produto, pois o ganho de peso é fundamental para o bom rendimento e a venda dos animais. Um pasto bom geraria um ganho diário menor que um quilo por dia e este sistema gerou 1,850 quilos/dia. O que este pequeno lote de animais ganhou superou minhas expectativas. Agradeço a Cotriel e a Cargill/Nutron pela lembrança e certamente irei recomendar este produto para outros produtores da região e do Estado, pois vi que a composição dele dá bons resultados", finalizou.

Os pedidos do produto podem ser feitos junto às Lojas de Ferragens da Sede e Unidades ou na Fábrica de Ração.

Ouça aqui as entrevistas feitas pelo jornalista Roger Nicolini com Luiz, Matheus e Cláudio.