novidades

noticias

Publicada: 25/03/2024

Cotriel dá a largada para o recebimento da safra de soja de 2024

segunda-feira, 25 de março de 2024

Fonte: Setor de Comunicação

Na manhã desta terça-feira, 19 de março, na Sala de Reuniões, uma reunião presencial tratou dos últimos detalhes para o recebimento das culturas de verão.  Estiveram presentes colaboradores de todas as Unidades envolvidos diretamente no recebimento da soja, bem como área técnica, insumos, diretoria e setor financeiro.

Na abertura da reunião, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini e o assessor executivo, José Augusto Brunori levaram aos presentes a Prestação de Contas e o Balanço da Cooperativa relativos ao exercício de 2023, que foram apresentadas durante as reuniões regionais e Assembleia Geral Ordinária dos associados este ano.

Logo após, o assessor de grãos e fomento, Cristiano Corazza destacou as medidas  referentes à soja Intacta e demais informações acerca de outras cultivares implantadas pelos associados na safra 2023/ 2024, bem como o papel da área técnica em proporcionar que os associados produzam mais e com ainda mais qualidade a sua soja.

O gerente de grãos, Odélcio Hartmann, enfatizou a preocupação constante de bem atender o cooperado com agilidade desde a chegada até a saída das Unidades da Cooperativa: “A tecnologia está cada vez mais diminuindo o tempo da colheita e proporcionando mais qualidade ao plantio e desenvolvimento das cultivares. Estamos preparados com todas as nossas equipes e nosso sócio pode confiar a sua produção à todas as nossas 17 Unidades de Recebimento”, afirmou. 

Segundo Hartmann, a cultura do milho já foi toda colhida na área de abrangência de Cotriel O arroz  teve seu inicio de colheita na segunda quinzena de fevereiro, e até o momento tem  15% da área colhida na região de Pantano Grande, já a soja com 6% colhida sendo  que a unidade de Sobradinho é a que mais recebeu a oleaginosa até o presente momento. “Quanto a qualidade esse ano voltamos a receber soja com muito boa qualidade , com perspectiva  de receber   uma safra  muito  parecida a do ano 2020/2021 no que a Cooperativa  recebeu uma excelente safra e o produtor alcançou uma boa produtividade”, frisou .

Odélcio frisou ainda que apesar do ano chuvoso várias regiões foram atingidas por estiagens prolongadas, o que deve ocasionar produtividade baixa para alguns associados . “O ano para a armazenagem de grão foi bastante complicado devido à baixa liquidez no escoamento da soja no primeiro trimestre. Ficamos  sem expedir volumes grandes para a indústria, ocasionando alguns problemas de estática para recebimento do trigo e logo em seguida o milho”, disse.

Por fim, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini reconheceu o trabalho realizado por todas as Unidades na última safra, mesmo com a quebra significativa e com preços mais baixos. Disse que mais os de 7 mil associados podem depositar a sua produção  na  Cooperativa, que está ao lado do produtor em todos os dias do ano e esperamos ver nas nossas Unidades os nossos associados, para que fortaleçam a nossa Cooperativa.   A Força da União é o nosso lema e cada um de nós tem o dever de ir nas propriedades de cada produtor e pedir, que ele retribua as nossas visitas orientando-o para produzir melhor e que entregue sua safra na Cotriel”, encerrou.

Ouça aqui a entrevista com Odélcio Hartmann