novidades

noticias

Publicada: 05/06/2020

Cotriel: uma cooperativa constantemente envolvida em preservar o meio ambiente

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Fonte: Setor de Comunicação

Instituída desde 1972 pela ONU e tornada Lei no Brasil em 1981, a Semana do Meio Ambiente realizada anualmente de 30 de maio a 05 de junho tem um significado bastante importante para a Cotriel, na missão, contida no seu Estatuto Social, está satisfazer seus associados, funcionários, clientes e fornecedores, sendo uma referência positiva em agronegócio e serviços, integrando-se à comunidade e zelando pelo meio ambiente.

Licenças ambientais estão sempre atualizadas

Entre os serviços de recebimento e armazenagem de grãos, a comercialização de insumos agrícolas, agrotóxicos, sementes, e as agroindústrias, todos têm suas licenças ambientais atualizadas e seguem as condições e restrições determinadas pelas legislações em vigor.

Conforme o Gestor Ambiental da Cotriel, Bértio Joel de Matos, são aproximadamente 70 licenças, somando as 13 unidades, e 02 postos de recebimento e suas atividades, bem como as agroindústrias Moinho de Trigo, Fábrica de Ração, Frigorífico, Posto Resfriamento de Leite e Postos de Combustíveis, entre outros: "Além de trabalhar com os órgãos oficiais, como Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA e IBAMA. Aos resíduos gerados é dada a destinação final correta. No caso das lâmpadas, estas são enviadas para uma Central de resíduos especializada em descontaminação. O recebimento de grãos também tem sistemas e equipamentos para a captação da poeira gerada, com vários filtros exaustores, que amenizam o lançamento destes resíduos na atmosfera, bem como as medições de material particulado lançado na atmosfera dentro dos padrões permitido, evitando a poluição ao meio ambiente. No Frigorífico, além do monitoramento dos poços artesianos os quais se utilizam água para o abate e produção de carne, todos os dejetos gerados vão parar em uma estação de tratamento de efluentes e retornam como água limpa para a natureza. Enfim, a Cotriel está sempre preocupada em seguir a legislação e estar em dia com o meio ambiente na Sede e nas Unidades".

Viveiro de Mudas comercializa e faz doações para escolas e entidades

Um dos setores que participa ativamente da vida da Cooperativa, quando se fala em meio ambiente, é o viveiro de mudas. Localizado na Sede, ele produz mudas de espécies que vão desde as frutíferas até as nativas, que são vendidas para o público em geral. As mudas, seguindo critérios estabelecidos, também são doadas para entidades e escolas de toda a área de abrangência da Cotriel.

Coleta de embalagens de agrotóxicos é destaque na região       

De 2002 a 2019, a  Cotriel fez parte da  Associação das Revendas de Pesticidas de Espumoso – Arpe, da qual recebia de todas as Unidades embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores da Cooperativa e das demais empresas, destinadas para reciclagem  ARIA- Cimbalagens, em Passo Fundo, responsável por prensar estes recipientes e encaminhar para a reciclagem.  Em janeiro de 2019, a Cooperativa inaugurou seu Depósito de Embalagens Vazias, o qual recebe diariamente os vasilhames que devem estar triplicimente lavados e com a tampa em um recipiente separado, como preconizam as determinações ambientais.

O gerente de insumos da Cotriel Amarildo Provensi  disse que  região é uma das que mais faz o  reaproveitamento das embalagens vazias de agrotóxicos: “A reciclagem só tem crescido, sendo que de fevereiro de 2019 a maio de 2020  foram  201 toneladas de vasilhames  o que corresponde a 126  cargas de embalagens retiradas da natureza.

Área de reflorestamento em Campos Borges gera lenha utilizada nos secadores de grãos

A Cotriel não retira apenas recursos do meio ambiente, mas refloresta também. Há vários anos, em uma área de 39 hectares, localizada em Linha Ferrari, interior de Campos Borges é feito o plantio de eucalipto para a reposição florestal, que é extraído e utilizado nos fornos de secagem de grãos de todas as Unidades. Para atender a demanda de consumo, ainda é adquirida lenha de associados.