novidades

noticias

Publicada: 22/05/2014

Chuvas de 60 milímetros beneficiam lavouras de inverno do Rio Grande do Sul

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Conforme previsto, uma frente fria avançou pelo Rio Grande do Sul no início desta quarta, dia 21. A chuva foi vista de forma positiva para os produtores que precisam de um solo mais úmido para as lavouras de inverno que serão plantadas. A chuva mais forte atingiu o oeste, centro e noroeste do Estado. Os volumes mais altos de chuva foram registrados nas cidades de Ibirubá, com 66 milímetros; Santa Rosa, com 59; e Santiago, com 53 milímetros acumulados.

As rajadas de vento alcançaram os 50 km/h em Canguçu. Nesta madrugada, as instabilidades chegam também ao sudoeste do Paraná e provocam pancadas de chuva. Na quinta, dia 22, a frente fria avança pelo Sul deixando o tempo instável com pancadas de chuva a qualquer hora do dia no norte gaúcho até o Estado do Paraná. As chuvas serão mais fortes com elevados acumulados no Estado paranaense. Já na metade sul do Estado do Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva. As temperaturas à tarde ficam mais baixas, a sensação de frio aumenta.

Nos próximos dias a chuva diminui sobre o Rio Grande do Sul. A partir de sexta, dia 23, o destaque será o frio. Uma massa de ar polar ganha força e as temperaturas caem bastante sobre todo o Estado.

– O fim de semana promete ser gelado no Rio Grande do Sul, mas a chance de geada é pequena e fica muito restrita aos pontos mais altos da serra – explica a meteorologista da Somar Olívia Nunes.

Segundo Olívia, mesmo com o afastamento da frente fria, o tempo ainda estará muito úmido e esta condição impede a formação de geadas.

– Para termos geadas precisamos de céu aberto, sem nebulosidade e não é o que vai acontecer. A partir do domingo, novas instabilidades voltam a se propagar e a chuva retorna sobretudo no norte do gaúcho – completa a meteorologista.

Até pelo menos a próxima terça continua chovendo nessa região. Já na quarta, dia 28, as instabilidades se afastam e o tempo volta a ficar firme e sem chuva em praticamente todo o Estado.

Na primeira quinzena do mês de junho, uma massa de ar polar mais forte deve derrubar as temperaturas a ponto de provocar geadas mais amplas. Na cidade de Santa Maria, a temperatura mínima pode cair a apenas 1ºC entre os dias 5 e 9 de junho.

– Neste caso, a chance de geadas é bem maior – finaliza a meteorologista.
Fonte: Canal Rural