novidades

noticias

Publicada: 18/03/2014

Chuvas alavancaram produção de soja no RS

terça-feira, 18 de março de 2014

O documento destaca que esta semana foi marcada pela distribuição irregular de chuvas pelo Estado. As precipitações foram mais expressivas nas regiões do Alto Vale do Uruguai, Metropolitana, Serra do Nordeste e Litoral Norte, com os maiores volumes registrados em Iraí (59,8 mm), Porto Alegre (41,1 mm) e Bom Jesus (37,5 mm). A temperatura máxima da semana foi observada na quarta-feira (12), em Santa Rosa (31,7°C), e a mínima foi registrada em Quaraí (10,6°C), na terça-feira (11).

Nas análises das culturas de verão, o Boletim Semanal Especial destaca que o regime de chuvas observado no Estado em fevereiro garantiu potencial produtivo acima do esperado para a soja.

Soja – O aumento da área plantada com soja foi 3,74% maior do que a da safra passada, chegando a um total de 4,9 milhões de hectares. A produtividade da soja é determinada, basicamente, pela disponibilidade hídrica do mês de fevereiro, embora as altas temperaturas do ar registradas nesse mês tenham causado perdas pontuais na produção. A metade Norte do Estado, que concentra a produção de soja, teve um regime de chuvas praticamente dentro do normal, enquanto a metade Sul, que normalmente apresenta deficiência hídrica nesta época, registrou chuvas acima do padrão, garantindo, até o momento, potencial produtivo acima do esperado. As estimativas de produtividade média informadas pela Emater são excelentes, projetando uma produção de 13,25 milhões de toneladas.

Arroz – Houve um aumento, da ordem de 3%, na área cultivada com arroz em relação à safra passada. O acúmulo de água nas barragens e o volume de chuvas durante o ciclo garantiram boas condições de irrigação. A produção deverá ser maior que a do ano passado, em função do aumento na produtividade de 5,21%, resultando em um total de 8,77 milhões de toneladas, segundo a Emater/RS-Ascar.

Feijão – Houve redução da área plantada de feijão em 5,11%, no comparativo com a safra passada. Apesar de problemas pontuais em decorrência do clima em algumas regiões do Estado, a produtividade de feijão estimada pela Emater (1.562 kg/ha), se alcançada, será a maior até hoje, possibilitando um aumento da produção de 15,42% em relação ao ano passado, com produção total de 78,4 mil toneladas.

Milho – A área cultivada com milho no RS foi inferior a um milhão de hectares, pela primeira vez na história, com redução de aproximadamente 5% em relação ao ano anterior. Os rendimentos de grãos de milho poderiam ser maiores caso a ocorrência de estiagens e deficiência hídrica severa em algumas áreas localizadas, especialmente no mês de dezembro, não tivessem afetado o desenvolvimento e o potencial produtivo de algumas lavouras. Apesar da irregularidade climática ocorrida, a produtividade projetada pela Emater para esta safra (5.474 kg/ha), se confirmada, será a maior até hoje alcançada no Estado, podendo-se esperar uma produção de 5,35 milhões de toneladas.
Fonte: Agrolink