novidades

noticias

Publicada: 12/11/2018

Cerca de 65% da área de soja já foi plantada na região da Cotriel

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

O plantio de soja segue de forma intensa na região da Cooperativa. Esta semana, visitamos associados que aproveitaram o tempo firme para praticamente finalizar a colheita do trigo, favorecendo a implantação da oleaginosa.

Segundo o assessor de grãos e fomento, Cristiano Corazza, mesmo com o aumento de cerca de 10% em relação à área plantada no ano passado, o frio intenso e as últimas chuvas prejudicaram a qualidade do trigo. "O cereal não teve  o desenvolvimento que esperávamos  e as chuvas trouxeram doenças como a giberela, que a gente sabe que é uma doença com controle, bastante complicado e baixaram significativamente a qualidade do trigo.

O gerente de grãos,  Odelcio Hartmann, informou que a segregação do trigo foi realizada em duas etapas:  uma antes e outra  após as chuva: "Fizemos um esforço grande em todas as unidades para manter a qualidade do cereal. Em relação ao  pH está bom se comparado aos anos anteriores. Isso não quer dizer que a qualidade do trigo que temos armazenado vai ser boa, pois só iremos saber após conhecermos os resultados das amostras que já enviamos para laboratórios credenciados. Entre maio e outubro a precipitação foi de 921mm, com 43 dias de chuva e 19 geadas, sendo que este ano o diferencial foi que as chuvas aconteceram de forma  intercalada e com muitos dias nublados. Cerca de 75% das  áreas plantadas na Sede e Unidades foram colhidas e  entre as 14 variedades de trigo na região de abrangência da Cooperativa a que mais predomina é a cultivar Sinuelo, com cerca de 49% das lavouras", afirmou.  

Quanto à soja, o sol registrado esta semana colocou em dia o plantio que estava atrasado. Corazza enfatizou que cerca de 65% dos 155 mil hectares que de soja, distribuídos entre as 12 Unidades e três postos de recebimento da Cooperativa, já foram cultivados e que o auge do plantio se dará na segunda quinzena de novembro: "O zoneamento recomendado para o plantio da soja iniciou em 20 de Outubro e vai até meados de Dezembro. Nos últimos cinco anos o ciclo dos nossos materiais vem encolhendo, passando a ser de no máximo 120 dias, alguns até 110 a 115 dias. Por isso, a importância de se respeitar as épocas de plantio, tanto pela questão do zoneamento, quanto das características dos materiais. A cultivar Ativa, que é plantada em mais de 50% de toda a nossa área de abrangência é um material que além de ciclo curto, tem ciclo determinado, ou seja, por uma floração mais encurtada, em relação à  outros materiais, e se o plantio for antecipando ou atrasando, vai prejudicar seu desenvolvimento. É importante escalonar o plantio, e, mesmo que se faça isso, temos de olhar para o céu e torcer para que as chuvas não sejam tão severas. O sucesso da lavoura depende de uma boa semeadura e dessecação, e procurar seguir as recomendações, sendo que o nosso associado conta com  um Departamento Técnico bem preparado em todas as nossas Unidades", frisou.

Foto: Alan Potrich