novidades

noticias

Publicada: 12/11/2018

Associado Leonardo Oliveira relata baixa na produção e pH do trigo e se diz muito confiante para a soja

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Plantando uma lavoura em localizada na comunidade de Mundo Novo , Campos Borges, o jovem associado Leonardo Rodrigues Oliveira falou sobre a colheita de trigo e expectativa para o plantio da soja.

Com uma área bastante expressiva de trigo, cerca de 200 hectares, Leonardo disse que por estar localizada ao lado do alagado do Passo Real, na qual a temperatura não é muito baixa conseguiu obter entre  60 por hectare, sendo que antes da chuva o PH que estava em 80, baixou para uma média de  77. “ Esse ano a gente financiou 30% da área e 70% plantamos por conta própria. Fizemos uma  lavoura com alta tecnologia, bastante adubação pra colher 70, 80 sacos por hectare, adubação nitrogenada, 4 coberturas de fungicida e inseticida.

Sobre o milho, Oliveira disse que parte da área está embaixo de um pivô: “Temos  em torno de 60 hectares de milho, sendo que destes 45 são irrigadas com pivô central. O desenvolvimento da cultura está expressivo, as chuvas vem ocorrendo de forma boa, a gente faz rotação de cultura nessa área em torno de 60 hectares com milho, soja, trigo e fizemos mix de cobertura antes do milho com aveia e nabo. A dois anos atrás colhemos 207 sacas de milho por hectare seco e limpo e esperamos repetir este patamar” afirma.

Quanto à área de soja, a mesma será de 280 hectares com as cultivares Ativa, o Nidera 5445 e o Nidera 6909. Ele disse que pretende, em caso de uma boa produção de milho, fazer safrinha.  Quanto às invasoras, Leonardo afirma estar preocupado com o capim rabo-de-burro e a buva e em termos de praga o que mais merece atenção  é o percevejo e a lesma que  apareceu no milho.

Para Leonardo Oliveira, a agricultura de precisão tem sido uma excelente ferramenta para melhorar o solo, e, consequentemente, a produtividade: “ Comecei  com 60 hectares, fizemos análises, mapas e corrigimos a área. São 9 anos que é feito, e, cada dois anos , eu faço a agricultura de precisão, que tem gerado um resultado satisfatório e há dois anos fiz em mais 70 hectares. Antes colocávamos 3 toneladas de calcário por hectare, agora economizamos 1 tonelada de calcário, pagamos o mapeamento, a coleta e análise do solo, corrigindo a área.

O técnico agrícola, Jorge Rodrigues Leitão elogiou a área destinada a soja e trigo: “ A região de Mundo Novo é excelente pra cultura do trigo, pois tem  topografia de solos altos, coxilhas, e o que era mais baixo o alagado cobriu, solos drenados, ventosos e dificilmente a geada atinge a cultura do trigo na região. Esse ano não foi muito bom o clima, mas mesmo assim o trigo deu resultado de 60 sacas por hectare, PH em torno de 78,80 e faz parte da rotação de cultura de inverno e preparação da lavoura de verão, quem tem áreas boas, próprias continue plantando o trigo, usando tecnologias e diversas variedades.

Ouça aqui a entrevista.