novidades

noticias

Publicada: 07/12/2017

Associado da Cotriel Joflan Stein, de Arroio do Tigre, destaca-se na produção de leite

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Para destacar a importância da atividade leiteira na região centro-serra, estivemos, ao lado do técnico de campo da CCGL, Roberto Morinel e o médico veterinário do Posto de Recebimento de Arroio do Tigre, Dionatan Bohrer, visitando alguns produtores destaques no setor.

 Joflan Stein, de Linha Paleta, enfatizou que sua família começou no leite há mais de 20 anos e que nos últimos dois anos a produção vem melhorando graças à assistência técnica prestada pela Cotriel e CCGL: “ Estamos bem assistidos e entendemos que é fundamental fazer um bom manejo de pastagem, para que possamos diminuir custos. Mantivemos o mesmo maquinário que tínhamos, investindo na canalização do tambo de leite, mantendo o sistema de balde ao pé, e comercializando animais com mais idade e adquirindo novos. Nossa propriedade é básica, não temos muita tecnologia, focando na produção do leite com baixo custo para gerar rentabilidade, disse, ele, que mantém em paralelo plantio de uma pequena área de fumo e milho.  Seus pais, sua irmã e ele é que trabalham com as 23 vacas, que produzem, cada uma 26 litros de leite cada, sendo que a entrega mensal de leite que foi de 7 mil litros em outubro chega nos meses com maior produção a 10 mil litros/mês.  Em três anos, Joflan enfatizou que devido à escassez de mão-de-obra quer eliminar o plantio do fumo.

Dionatan Bohrer, médico veterinário da Cotriel de Arroio do Tigre, disse que por ter predomínio de pequenos produtores e participação da família, ao atividade leiteira tem mantido o número de produtores. A cultura que tem perdido área é a do tabaco, devido à mão-de-obra e o preço, sendo que muitos ou migraram para a soja ou ampliaram o número de animais em lactação.  

Ouça aqui a entrevista de Roger Nicolini com Dionatan e Joflan.