novidades

noticias

Publicada: 04/12/2017

Associação dos Produtores de Leite do Rincão do Ivaí, Salto do Jacuí, é exemplo regional

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Esta semana, estivemos ao lado do técnico de Campo da CCGL na região, Roberto Morinel e do médico veterinário do Posto de Recebimento de Arroio do Tigre, Dionatan Bohrer, acompanhando alguns produtores.

Em Rincão do Ivaí, Salto do Jacuí,  visitamos a Aproleri, que tem 18 produtores que entregam mensalmente para a CCGL, 100 mil litros de leite. Devido à associação, que existe desde 2005 ser organizada, tem um caminhão que recolhe o leite, sendo que a linha da CCGL vem para a comunidade e leva para a indústria em Cruz Alta.

 Na ocasião, conversamos com três produtores. Luciano Toledo, que produz mensalmente 15 mil litros de leite, possuindo um plantel significativo, diz que mesmo em um momento de preços baixos, o leite ajuda a sustentar a propriedade e bancar as contas do dia-a-dia. 

Já o produtor  Salviano da Silva, que tem sua esposa e dois filhos atuando na atividade há 20 anos e com 23 animais, produzindo 22 mil litros de leite por mês, ter qualidade e investir no leite são fundamentais para a atividade, que é o seu salário e da sua família.

O associado Gilmar Taetti, que tem uma produção mensal de 10 mil litros e, a exemplo dos demais, consorcia a propriedade com plantio de uma pequena área de soja, é sempre bom acreditar nos benefícios da atividade leiteira. Todos enfatizaram o papel da CCGL e da Cotriel no fomento à sua propriedade.

Ouça aqui a entrevista concedida a Roger Nicolini.