novidades

noticias

Publicada: 26/03/2024

Área de associado da Cotriel é certificada na Operação 365

terça-feira, 26 de março de 2024

A Cotriel segue proporcionando tecnologia ao seu associado. Em um trabalho realizado pela Cotriel Regional Centro, que abrange as filiais de Estrela Velha, Salto do Jacuí, Jacuizinho e Tunas, a filial de Jacuizinho implementou junto à propriedade do associado Mateus Rizzi, residente naquele município o trabalho, no qual certificou o talhão na Operação 365.

Realizada pela Rede Técnica Cooperativa (RTC), juntamente com a Embrapa,  o programa estimula a agricultura sustentável,  mantendo o sistema de plantio direto a fim de viabilizar o ingresso no mercado de créditos de Carbono. A iniciativa valoriza os produtores que conduzem seus trabalhos de forma sustentável, beneficiando o meio ambiente, a fim de possibilitar o acesso a recursos financeiros. Estabelece um programa para estimular a melhoria da qualidade química,física e biológica dos solos agrícolas, visando elevar a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais no Rio Grande do Sul.

O Supervisor Técnico Comercial da Cotriel Região Centro, Felipe De Franceschi frisou que a atuação da área técnica da Unidade de Jacuizinho foi precisa a fim de proporcionar que o associado compreendesse a importância realizar boas práticas na sua lavoura: “Uma das intenções da operação é propor estratégias que deverão qualificar a assistência técnica, e desta firma certificar o talhão na propriedade,  viabilizando linhas de financiamento especiais para melhorar o sistema produtivo. Parabenizamos o trabalho dos nossos consultores técnicos e esperamos que mais associados se espelhem e busquem informações sobre este projeto que veio para que as áreas sejam aproveitadas nos 365 dias do ano”, afirmou.

Ricardo Maciel, Engenheiro Agrônomo da Unidade de Jacuizinho, lembrou o empenho do associado Mateus Rizzi e agradeceu a confiança no trabalho realizado: “Como assistentes técnicos estamos aqui também para estimular o uso de boas práticas agrícolas por parte dos agricultores, estabelecer maior relacionamento entre Cooperativa e o associado, gerando valor a fim de engajar novos produtores. Ficamos muito gratos ao associado por acreditar que a meta dessa iniciativa é proporcionar uma relação onde todos ganham”, assinalou.

A certificação de talhões nas propriedades rurais segue critérios técnicos pré-estabelecidos, chamados de Indicadores de Qualidade de Manejo,  que são: Indicador de Diversificação de Culturas, Uso Rentável da Terra, Conservação do Solo e da Água, Nutrição de Plantas e de Qualidade Estrutural do Solo, os quais são avaliados de acordo com a região. Assim, um talhão poderá ser certificado como Gold, Platinum ou Black, conforme a pontuação nos indicadores verificada no local.