novidades

noticias

Publicada: 11/06/2021

Aprendiz Cooperativo do Campo Cotriel apresentado às demais turmas

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde desta sexta-feira, 10 ocorreu o segundo encontro de apresentação do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. Participaram alunos e seus pais do Pontão do Butiá, Alto Alegre, Campos Borges e Sede, totalizando 10 estudantes. A iniciativa irá congregar um total de  23 jovens de escolas de Espumoso e localidades do Depósito, Pontão do Butiá e Serra dos Engenhos, Campos Borges e Alto Alegre. 

A Assessora Administrativa da Cotriel, Ana Beatriz Gava disse no evento que a meta é que cada vez mais jovens se integrem à Cooperativa e que a Cotriel tem certeza que bons potenciais podem ser desenvolvidos

A presidente da Coeducars na região, Fátima Hallal explicou todo o funcionamento do Programa, bem como suas disciplinas que serão aplicadas até o ano de 2022 quando está previsto seu término. Devido à pandemia, as aulas teóricas serão totalmente on-line.

Inque Schneider, professora coordenadora do Aprendiz Cooperativo do Campo lembrou que ao final um projeto a ser aplicado de forma prática na propriedade da família deverá ser apresentado, podendo ser um novo momento na vida dos estudantes.

Por fim, a gerente de Gestão de Pessoas da Cotriel, Stela Scharlau disse que a Cooperativa batalhou bastante pelo programa e buscará, com o Aprendiz Cooperativo do Campo, desenvolver ainda mais estes jovens, que tem muito futuro.

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo é um projeto do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar. O curso é realizado através da parceria entre a Coeducars e Cotriel.

Serão realizadas um total de 1104 horas, com início em 14 de junho de 2021 e término previsto para 16 de novembro de 2022. Serão 17 Unidades Temáticas: Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Empreendedorismo, Formação Humana e Científica, Informática, Contabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Educação Ambiental, Cultura de Grãos,Acesso ao Crédito e Garantias, Gestão de Pequenas e Médias Propriedades, Carnes e Derivados, Cadeia Produtiva de Leite. Hortaliças, Fruticultura e Práticas.

Em função dos protocolos de segurança devido a pandemia da coronavírus, as 552 horas teóricas serão virtuais, sendo que as demais teóricas consistirão no projeto, que deverá envolver a propriedade do aluno. Da mesma forma no encontro, a analista de Recursos Humanos da Cotriel, Fátima Durigon repassou aos pais dos alunos a importância do envolvimento da família em todo o processo de aprendizagem bem como no acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas nas propriedades, para que possam aplicar na prática, as vivências obtidas em sala de aula.