novidades

noticias

Publicada: 24/07/2017

Agricultura de Precisão da Cotriel passa a contar com sétimo veículo

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Na última semana, o Setor de Agricultura de Precisão, AP Cotriel Programa Elite, recebeu mais um veículo. O caminhão taxa variável marca Volvo tem capacidade de espalhar  1000 toneladas de calcário por mês. Com este, a frota passa a contar com sete caminhões, que estão na Sede e na Unidade de Estrela Velha.

Serviço oferecido aos associados de toda a área de ação da Cotriel, a AP  este ano conta com mais de 500 associados , totalizando  43.285 mil hectares.

Segundo o responsável pelo setor, Edival Winck, o crescimento da área mapeada foi de 3.937 mil hectares até o momento,  o que demonstra que o aumento da confiança dos associados no sistema acompanhado da preocupação da Cooperativa em crescer junto com o produtor: "Nossa melhor propaganda tem sido o crescimento da produção dos associados, que ao verem que seu colega está obtendo um bom rendimento se informam e tem nos procurado para aderir ao sistema. Na safra do ano passado, que foi uma das melhores da Cotriel nos últimos anos, os sócios que fizeram a AP Cotriel tiveram um aumento de até 8 sacos em média por hectare.  Em alguns casos, essa elevação chegou a até  12 sacos por hectare, pagando o investimento em correção de solo já no primeiro ano", enfatizou.

O engenheiro agrônomo integrante do setor, Evandro Schmatz, disse que o sistema espera crescer 5 %  este ano: "A estrutura que dispomos hoje abrange todo o processo, começando pelo mapeamento via satélite da área, feito pela empresa APMAX Latina,  passando coleta das amostras de solo e até a aplicação dos fertilizantes a taxa variável, sendo que o apoio da assistência técnica presente em todas as nossas Unidades também tem um papel importante no sucesso desta ferramenta", lembrou.

Edival Winck encerra dizendo que a Agricultura de precisão não pode ser a única forma de aumentar a produtividade: A nossa proposta é ser parceiro do produtor, demonstrando uma série de informações de forma atualizada, dando confiabilidade ao produtor da Cotriel, que é o nosso cliente mais importante. Nem todas as carências do solo são de fertilidade. Temos problemas físicos e biológicos e o nosso sistema busca extrair ainda mais potencial produtivo da lavoura, o que pode ser feito com medidas simples de manejo. Caso tenha dúvidas, o nosso sócio deve procurar a sua Unidade e se informar sobre a Agricultura de Precisão da Cotriel", finalizou.