novidades

noticias

Publicada: 05/10/2016

Agricultura de precisão da Cotriel: momento de planejar

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

A Agricultura de Precisão Cotriel - AP Cotriel, Programa Elite, está disponível para todos os associados da área de abrangência da Cooperativa. Mesmo que estejamos a menos de 60 dias da colheita do trigo e plantio da soja, o planejamento já pode ser iniciado, uma vez que desta forma as correções na área a ser destinada a implantação da próxima cultura já podem ser feitas com antecedência.

 O engenheiro agrônomo da AP Cotriel, Evandro Schmatz disse que os números de nutrientes utilizados pelos produtores tem diminuído a partir do momento que os associados que optaram pelo sistema passaram a repetir as aplicações: A média de calcário espalhada é de 1600 quilos por hectare. Já Fósforo, apenas 54 quilos e Potássio 109 quilos/hectare. O que preocupa é a grande deficiência de Enxofre nos locais, visto que o aumento da produção não foi acompanhado por uma complementação do nutriente, que é fundamental para a manutenção da vida útil do solo”, enfatizou.

Outro aspecto considerado pelo agrônomo diz respeito à fertilidade do solo: “Com os mapas de produção e conhecendo quais as necessidades da área, podemos trabalhar com níveis mais ou menos elevados de aplicação a taxa fixa ou variável, para buscar uma produtividade maior. Outra substância que precisa merecer mais atenção é o Gesso, pois só com a elevação dos seus níveis é possível elevar a fertilidade. O ideal é repetir a agricultura de precisão todo o ano, pois não se deve negligenciar a aplicação de adubos na área onde o desempenho da soja está melhor e sim trabalhar os locais onde ocorre a média e baixa produção. Assim sendo o acompanhamento deve ser feito sempre,  pois quanto mais tarde for a entrada para aferir a amostragem do solo, mais cedo pode haver um esgotamento do solo, que pode sim ser prevenido a exemplo de qualquer doença que ocorre nas plantas”, disse.

Segundo Edival Winck,  técnico agrícola responsável pelo setor,  área mapeada em toda a região de abrangência da Cooperativa chegou a  40 mil hectares, cerca de 23% dos 163 mil hectares lavouras se forem somados todos os 620 associados que fazem parte do sistema. Estamos à disposição para esclarecer nosso produtor nos 365 dias do ano”, finalizou.